Râguebi: Samuel Marques e Francisco Fernandes de regresso aos lobos
Samuel Marques, IMAGO

Râguebi: Samuel Marques e Francisco Fernandes de regresso aos lobos

RÂGUEBI31.05.202415:24

Storti e Portela, lesionados, de fora dos trabalhos. Lobos juntam-se a 24 de junho no Jamor. Jogo com bicampeões mundiais, África do Sul, a 20 de julho

Os veteranos Samuel Marques, 35 anos e Francisco Fernandes, 38, jogadores que aparentemente tinham abdicado da seleção nacional após o mundial de râguebi, França2023, estão de regresso às convocatórias dos lobos.

 Os luso-franceses que atuam no AS Bézier, emblema da Pro 2, segunda divisão francesa, não vestiram a camisola de Portugal no Rugby Europe Championship 2024 (REC2024), são a grande novidade nos 30 lobos chamados pelo novo selecionador, Simon Mannix.

 Os convocados, 15 dos quais atuam em equipas francesas, reúnem-se no próximo dia 24, no CAR do Jamor para preparar a janela internacional da World Rugby, que inclui o encontro com os bicampeões mundiais, África do Sul, a 20 de julho, em Bloemfontein, a 400 quilómetros de Joanesburgo, partida antecedida com um jogo-teste frente à mundialista Namíbia, a 12 de julho, na capital, Windoek.

A registar as ausências dos lesionados Raffaele Storti, do Bézier, mas de regresso ao Stade Français em 2024-25, clube do Top-14, divisão de elite gaulesa, Jerónimo Portela, Grupo Desportivo Direito e Hugo Aubry, jogador do Rouen, da Pro 2 e melhor marcador do REC 2024, que ficam de fora da digressão ao continente africano e do embate com os springboks.

Às ordens do treinador neozelandês, apresentado em meados de abril, estão 14 internacionais que estiveram presentes no campeonato do mundo de râguebi, entre os quais o capitão e vice-capitão, Tomás Appleton e José Lima e José Madeira, que irá, ao serviço do Grenoble, disputar a final de acesso ao Top-14, a 8 de junho, em Toulouse, aguardando pelo resultado do Bézier dos portugueses Samuel Marques e Francisco Fernandes no confronto de hoje (20h00) com o Vannes. “Chico” Fernandes atingirá a 50.ª internacionalização caso seja convocado e jogue um dos encontros.