Portugal vence Áustria e joga pela quinta vez acesso às Finals da ‘Saladeira’
Nuno Borges redimiu-se do desaire nos pares, ganhando no singular que deixou Portugal mais perto do sonho de jogar as finais da Taça Davis
Nuno Borges deu o ponto da vitória a Portugal (3-1) no duelo com a Áustria por um lugar no play-off de acesso às Finals da Taça Davis, fase a que a Seleção Nacional vai discutir pela quinta vez, procurando, todavia, o primeiro sucesso se chegar à decisão da Saladeira em fevereiro de 2024.
Em Schwechat, arredores de Viena, o maiato (89.º mundial) superou Dennis Novak (192.º), chamado para o lugar do compatriota Sebastian Ofner, por 6/3 e 6/2, dando o mote para a festa portuguesa na Áustria, a quem nunca ganhara nos quatro duelos anteriores.
Vindo de sete desaires consecutivos, Borges esteve à altura da ocasião depois de ter iniciado o dia a jogar e a perder ao lado do amigo Francisco Cabral, quando era o nome de João Sousa que estava escalonado para o embate de duplas. O par português campeão do Estoril Open em 2022 cedeu 6/7 (0-7) e 6/7 (5-7) ao duo da casa formado por Alexander Erler e Lucas Miedler, adiando a decisão que teria início meia hora mais tarde no primeiro singular do dia.
O próximo adversário da Seleção Nacional só será conhecido depois das Finals, em Málaga, no próximo mês de novembro.