Portugal supera Turquia a caminho do Euro-2024

Andebol Portugal supera Turquia a caminho do Euro-2024

ANDEBOL26.04.202319:27

Portugal somou a quinta vitória em outros tantos jogos da qualificação para o Europeu que se realiza entre 10 e 28 de janeiro de 2024, na Alemanha. No grupo 1, da qual é líder incontestada, a Seleção Nacional ganhou, esta tarde, em Ancara, à congénere turca, por 35-37.

Com a qualificação e o comando do grupo 1 garantidos a duas jornadas do fim desta fase, o selecionador Paulo Jorge Pereira propunha-se a terminar a qualificação apenas com vitórias. Deu hipótese aos mais novos, rejuvenesceu a equipa – basta recordar que Francisco Tavares, ponta-direita do Sporting de 26 anos, era o mais velho em campo entre os portugueses -, para os derradeiros duelos com Turquia e Luxemburgo, que se realiza no próximo domingo, em Coimbra, às 17 horas.

A precisar de ganhar para chegar à Alemanha em janeiro, foram os turcos a marcar primeiro por Koray Ayar, mas depressa Miguel Martins, Fábio Teixeira e Salvador Salvador inverteram a ordem e, a cinco minutos, Portugal ganhava por 2-4. Sem perder o rumo, os anfitriões colocaram-se na frente com Alper Aydin (7-6), mas os Heróis do Mar puxaram os galões para assumir o comando por 9-13, vantagem que chegou aos cinco golos (10-15) e assim se manteve até ao intervalo (14-19).

No regresso, as contas complicaram-se quando o guardião Taner Gunnay ia travando os ataques lusos e Ramazan Done, com seis golos em oito remates, ia concretizando na baliza de Portugal, guardada por Diogo Valério que ocupou o lugar inicialmente ocupado por Gustavo Capdeville. Ao minuto 10, Fatih Calkamis deu rosto à aproximação turca (23-25) que, mesmo com nova recuperação lusa (25-30), retorquiu até chegar ao 30-32. André Sousa, que marcou dois golos e deu outros seis a marcar, Fábio Teixeira, com 86% de eficácia, com seis golos em sete remates, e o aniversariante Miguel Pinto, 100% eficiente em sete remates mantiveram intactas as aspirações de invencibilidade.