Portugal sem medalhas no Mundial 2024
Portugal perde com Itália na discussão do 3.º e 4.º lugares (World Skate)

Portugal sem medalhas no Mundial 2024

HÓQUEI EM PATINS22.09.202416:31

Selecional Nacional perdeu com Itália, por 3-2, e falha primeiro pódio nesta competição em 17 anos

A seleção portuguesa de hóquei em patins falhou o pódio do Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 2007, após derrota frente à anfitriã Itália, por 3-2, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto postos, disputado em Novara, este domingo.

Afastada da final ao perder na véspera com a Espanha no desempate por penáltis (1-2, após 5-5 no final do prolongamento), Portugal sai da competição sem medalha, o que não sucedia desde 2007, em Mundial na Suíça, em que foi sexto classificado na pior classificação de sempre da turma das quinas.

O arranque do jogo foi marcado por uma homenagem ao guarda-redes Ângelo Girão, que hoje representou pela última vez a seleção nacional, sendo cumprimentado pelos seus colegas e pelos jogadores italianos, sob uma ovação de pé do público que encheu o Pala Igor de Novara.

Xano Edo, substituto de Girão, esteve em evidência no início do jogo, adiando com diversas defesas de valia o golo da equipa italiana. A resistência lusa durou 16 minutos, quando Alessandro Faccin adiantou a Itália.

Aos 20 minutos, Portugal empatou, no segundo livre direto de que beneficiou, tendo desta feita Gonçalo Alves batido o guarda-redes Zampoli, mas a squadra azzurra voltou para a frente do marcador a meio minuto do intervalo, por Davide Gavioli (2-1).

Portugal voltou a restabelecer a igualdade ao sexto minuto do segundo tempo (31), com Gonçalo Alves a bisar e a chegar ao sétimo golo na prova – igualando João Rodrigues como melhor marcador português em Novara -, e assistiu-se então a uma partida a um ritmo intenso com as duas equipas em busca de se colocarem em vantagem.

Conseguiu-o a Itália: já depois de Giulio Cocco, o melhor marcador de Itália neste Mundial, ter desperdiçado um livre direto (33), Davide Gavioli, aos 37 minutos, bisou e colocou a equipa anfitriã em vantagem pela terceira vez.

A cinco minutos do final, e imediatamente depois de o ‘ferro’ ter evitado o quarto golo de Itália, Gonçalo Alves teve excelente ocasião de chegar ao ‘hat-trick’ e restabelecer uma vez mais o empate, mas, na conversão de uma grande penalidade, permitiu a defesa de Zampoli.

A três minutos do final, José Miranda ainda esteve perto do empate, rematando à barra, mas, na resposta, Rafa Costa provocou um livre direto (que Davide Banini desperdiçou), deixando Portugal em inferioridade numérica em boa parte da reta final da partida.

No último minuto, a equipa lusa tentou tudo, mas a Itália conseguiu conservar a justa vantagem e conquistar o terceiro posto num Mundial que fica de má memória para Portugal.