Portugal perde final polémica com Espanha
Seleção sub-19 derrotada por 1-3 na final do Mundial de hóquei em patins
Portugal perdeu (1-3) a final do Mundial de sub-19 em Novara num jogo muito polémico. A seis minutos do fim, e com o empate (1-1) no marcador, Viti, o capitão da Seleção, fez um golo limpo após remate forte, mas a bola furou a rede os árbitros não viram o golo.
Na sequência do lance, os espanhóis fazem o 2-1 após a décima falta de Portugal.
Os espanhóis fizeram o 3-1 no último segundo, já com Portugal sem guarda-redes e a arriscar tudo.
No final da partida, o Selecionador Nacional, Vasco Vaz, não podia deixar de falar sobre o lance que marca a final perdida. «É só o lance capital do jogo! Numa final de um campeonato mundial, isto não pode acontecer. Ninguém viu, ninguém viu a bola. Acho que só os portugueses é que viram a bola entrar. E também os espanhóis, que estavam atrás da baliza», lamentou.
Vencido, mas não convencido, o técnico admitiu também que não foi um jogo excelente da equipa portuguesa. «Fazendo uma análise daquilo que foi o jogo, penso que demorámos a entrar no jogo. E quando entrámos no jogo já, na segunda parte, penso que foi quase praticamente toda a nossa. Quando sofremos o primeiro golo, temos duas bolas no poste, também podiamos fazer primeiro o golo. É lógico que o livre direto podia ter condicionado, não condicionou, nós podíamos ter feito o empate e não o fizemos. Mas dá-me a sensação de que o momento-chave do jogo é precisamente a seis minutos do fim, onde nós sofremos, quer dizer, marcámos e não é considerado, e sofremos logo de seguida. Nos últimos minutos Portugal teve três ou quatro bolas para marcar, inclusive duas ou três de baliza aberta. Hoje acho que o dia não era de Portugal, infelizmente, porque acho que este grupo merecia sair daqui com a vitória», explicou. «O nosso objectivo era chegar à final. Esse objectivo foi conseguido e as finais, como todas, são para ganhar. Não conseguimos. Mas acho que não se pode apontar nada ao grupo, acho que o grupo foi excepcional», rematou.