Portugal já prepara a qualificação para o Euro 2026
Seleção nacional de voleibol feminino (Federação portuguesa de voleibol)

Portugal já prepara a qualificação para o Euro 2026

VOLEIBOL14.08.202418:53

Selecção Nacional de voleibol feminino vai arrancar a qualificação para o torneio contra a Geórgia

A selecção portuguesa de voleibol feminino já começou os trabalhos de preparação do Europeu 2026, 34.ª edição do torneio que que será sediado por quatro países: Azerbaijão, República Checa, Suécia e a Turquia, campeã em título.

A seleção nacional, orientada por Hugo Silva, inicia a sua caminhada na qualificação para o Euro 2026 no sábado, 17 de Agosto. Desta forma, a comitiva portuguesa parte já nesta quinta-feira, do Porto tendo como primeiro destino Tbilisi, capital da Geórgia, onde vai enfrentar a seleção nacional desse país.

O histórico, além de ser favorável, dá confiança a Portugal. As atletas portuguesas venceram, sempre pela margem máxima (3-0), os últimos cinco embates contra a Geórgia. Os últimos encontros entre as duas equipas datam a 2019, 2021 e 2023.

Se o primeiro jogo não parece ter um grau de dificuldade tão elevado, o mesmo não se pode dizer do segundo. As comandadas de Hugo Silva vão receber, a 25 de agosto, a Espanha, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, para disputar aquele que será o último jogo da fase de qualificação em 2024. Só em 2025 voltaremos a ver a seleção portuguesa feminina em ação no apuramento para o Euro 2026. A 6 de Agosto, a equipa lusa visita a Espanha e, a 9 ou 10 do mesmo mês recebe a Geórgia.

Recorde que Portugal está inserido no Grupo E da qualificação para a competição. Cada grupo tem três equipas, a líder qualifica-se diretamente para o Euro 2026 e a segunda classificada fica inserida num novo grupo onde enfrentará todas as seleções que ficaram em segundo lugar nos respetivos grupos.

Sobre os jogos da fase de qualificação, o seleccionador português, Hugo Silva, afirmou: «Os objetivos serão sempre os mesmos para quem está numa Seleção Nacional: lutar por vitórias e por atingir metas ambiciosas. Procuraremos fazer o melhor planeamento possível para dar o ritmo necessário 'após férias' e, ao mesmo tempo, articular a ausência de jogadoras que estarão a competir na final do Campeonato da Europa de Sub-20. Terá que ser um esforço final de todos para que possamos estar ao melhor nível e sermos capazes de ultrapassar obstáculos tão difíceis como a Espanha».

Lista de convocadas:

Ana Monteiro, Maria Reis Lopes(FC Porto), Ana Carmo Figueiras, Carolina Costa (Leixões), Matilde Calado Rodrigues (PV 2014/Colégio Efanor), Alice Clemente, Joana Garcez, Mariana Garcez, Marisa Pardal (Benfica), Amanda Cavalcanti (Sporting) Bruna Correia, Margarida Maia, Raíssa Cassamá, Raquel Silva (V. Guimarães)