Seleção nacional desloca-se ao Principado para defrontar o Mónaco; data e campo ainda não foram anunciados, porém a eliminatória será disputada entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro
Foi esta segunda-feira realizada o sorteio da próxima edição da Taça Davis, no qual Portugal ficou a saber que vai defrontar o Mónaco, na eliminatória de manutenção no Grupo Mundial I.
A última vez que as seleções se defrontaram foi na Maia - terminou com vitória portuguesa, por 4-1 -, em 2003, pelo que isto faz com que sejam os monegascos a acolher o confronto.
Quanto ao campo, este ainda não está definido, contudo, o Monte Carlo Country Club, palco de um histórico Masters 1000 de terra batida, é uma das principais opções.
Também ainda não há data definida para a eliminatória, sendo que a mesma poderá ser realizada entre 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2025, ou de 1 de fevereiro a 2 do mesmo mês.
Caso Portugal vença o duelo, apura-se para o Grupo Mundial da competição - fase em que a turma capitaneada por Rui Machado perdeu recentemente frente à Noruega (3-1) -, estando esta marcada para setembro. Aí, as equipas que vencerem as respetivas eliminatórias, qualificam-se para a Final Eight, que se realiza em novembro.
Ao sofrer dois desaires no segundo dia da eliminatória, o primeiro em pares e o segundo em singulares, a Seleção ficou sem hipótese de continuar a lutar pelo Qualifiers da prova, que dá permite o acesso à fase final.
A turma do Mónaco será particularmente perigosa no encontro de pares, pois tem como maiores armas Hugo Nys, 25.º do ranking mundial de pares, e Romain Arneodo (73.º), que recentemente venceu o Del Monte Lisboa Belém Open. Quanto a singulares, Valentin Vacherot (115.º) é o tenista mais bem cotado.
Esta será a sexta vez que Portugal e Mónaco se defrontam na competição, com os monegascos a liderarem o confronto direto, por 3-2 (venceram em 1970, 1972 e 1977).
Contudo, a seleção lusa venceu os últimos dois confrontos - ganhou 3-2, fora de casa, em 1987, e ganhou 4-1, em 2003, na Maia.