TAS permite que Darwin jogue após castigo de cinco jogos e Peru reage: «Estranho»

Federação de futebol do Uruguai apresentou recurso no Tribunal Arbitral do Desporto, que aprovou uma medida cautelar que permitirá ao avançado do Liverpool participar nos próximos jogos da 'celeste'. Ex-Benfica tinha apanhado cinco jogos de suspensão pelos incidentes na meia-final da Copa América, no encontro com a Colômbia

Darwin vai poder dar o seu contributo à seleção do Uruguai nesta pausa internacional frente a Peru e Equador, em jogos a contar para a qualificação para o Mundial 2026, apesar do castigo de cinco jogos de suspensão aplicado pela CONMEBOL ao ex-Benfica pelos incidentes na meia-final da Copa América, no encontro com a Colômbia.

A Federação de futebol do Uruguai (AUF) apresentou um recurso no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que aprovou uma medida cautelar que permitirá ao avançado do Liverpool participar nos próximos jogos da celeste. A decisão não agradou a Jorge Fossati, selecionador do Peru.

Jorge Fossati, seelcionador do Peru (IMAGO / Agencia-MexSport)

«Não quero entrar na área legal, regulamentar ou política, pois para isso a federação tem outras pessoas. Repito. Foi uma surpresa, só de pensar que o Uruguai tinha muitos suspensos e curiosamente ao que tinha a maior suspensão é que é permitido jogar. É estranho. Não entendo estas coisas, não gosto. Algo disto conheço porque estou há muitos anos no futebol. Não sou o indicado para falar de regulamentos. Não estou a dizer que estão a favorecer alguém. O que digo deste lado é que nos ponhamos ombro com ombro e defendamos o Peru como temos de defender», referiu, em declarações à GOLPERU.

Refira-se que, além do castigo de cinco jogos de suspensão a Darwin, também Rodrigo Bentancur foi suspenso, no caso por quatro partidas. As sanções não se ficaram por aí. Sebastián Cáceres, Matías Viña, Emiliano Martínez Toranza, Brian Rodríguez, Facundo Pellistri e Santiago Mele tiveram de pagar cerca de 4500 euros. Mathías Olivera, Ronald Araújo e Giménez apanharam três jogos de castigo.

0