Portugal inicia Taça Billie Jean King com derrota contra Letónia

Portugal inicia Taça Billie Jean King com derrota contra Letónia

TÉNIS08.04.202416:20

Angelina Voloshchuck e Francisca Jorge cederam encontros contra Darja Semenistaja e Jelena Ostapenko, respetivamente

Portugal iniciou esta segunda-feira a campanha no Grupo I da Taça Billie Jean King – equivalente à Taça Davis – com uma derrota frente à Letónia por 3-0.

Neuza Silva, capitã da equipa portuguesa, surpreendeu ao lançar a tenista de 16 anos Angelina Voloschuck frente à 110.ª jogadora do WTA, Darja Semenistaja, e a jovem jogadora demonstrou bons sinais apesar da derrota. Depois de vencer o primeiro set por 6/4, a lusa cedeu os seguintes parciais com duplo 1/6, conseguindo assim a formação letã o primeiro ponto na eliminatória.

No segundo encontro do dia, a melhor tenista portuguesa da atualidade, Francisca Jorge (190.º ranking mundial), teve duro teste frente a Jelena Ostapenko (10.º), antiga campeã de Roland Garros e que tem como ranking máximo o 5.º lugar. A lusa esteve muito perto de garantir o melhor triunfo da carreira, mas acabou por perder por 1-2, com parciais e 4/6, 6/4 e 6/7 [4-7], ao fim de duas horas e 44 minutos.

Depois de perder a primeira partida, a lusa surpreendeu ao vencer o segundo, empurrando o duelo para terceiro. Aí, ainda recuperou de desvantagem de ¼ para igualar novamente a 4/4. A 5/5, no serviço de Ostapenko, Francisca Jorge teve duas chances de quebrar o serviço da letã, dando-lhe jogo de serviço para fechar o encontro, mas a antiga campeã de Grand Slam afastou o perigo e tudo ficou decidido no tie-break a favor da jogadora do ‘top-10’ mundial.

O confronto entre Portugal e Letónia contou ainda com duelo de pares. A parceria formada por Maria Garcia e Matilde Jorge enfrentou Darja Semenistaja e Daniela Vismane, mas também perdeu em três sets (1-2; 5/7, 6/3 e 6/10).

Portugal inicia o grupo B - no qual estão também as equipas da Turquia e Países Baixos - da Taça Billie Jean King com uma derrota.

Refira-se que o conjunto luso é composto por Francisca Jorge, Angelina Voloschuck (759.ª), Matilde Jorge (550.ª), Ana Filipa Santos (1155.ª) e Maria Garcia (1342.ª).

A competição começou esta segunda-feira no Complexo de Ténis do Jamor e termina no dia 13 de abril. Portugal discute apuramento para os Play-Offs e para isso precisa de terminar em primeiro ou segundo lugar do agrupamento.