Hóquei em patins Portugal entra a vencer no Europeu!
Portugal entrou da melhor forma no Campeonato da Europa de hóquei em patins: a vencer!
Quando Henrique Magalhães e Gonçalo Alves (por duas vezes) colocaram o marcador em 3-0 logo aos 10 minutos, pensava-se que Portugal iria ter uma tarde tranquila e que a Itália pouco ou nada poderia fazer para contrariar o favoritismo nacional.
Porém, ainda antes do intervalo, a formação transalpina conseguiu encurtar distâncias, fruto de um bis de Giulio Cocco, e, dessa forma, a vantagem da equipa das quinas ao intervalo era... mínima.
Nos segundos 25 minutos, Portugal voltou a subir a sua intensidade e, com esse domínio, sucederam-se as oportunidades de golo. No entanto, algum desacerto na finalização e uma tarde bastante feliz de Bruno Sgaria foram impedindo mais golos dos comandados de Renato Garrido. E se João Souto conseguiu aumentar a vantagem, então Davide Gavioli, pouco depois, reduziu. E se Gonçalo Alves (que grande remate, do meio da rua!) voltou a dar vantagem de dois a Portugal, então Andrea Malagoli repôs a desvantagem mínima.
Mas, já dentro do último minuto, surgiu a (definitiva) confirmação do triunfo e até a reposição natural da diferença entre as duas seleções: Hélder Nunes e Gonçalo Alves bateram o guarda-redes contrário e selaram o 7-4.
Portugal entrou, assim, com o patim direito neste Europeu, competição que deseja voltar a vencer, sete anos depois da última conquista.
Segue-se, na 2.ª jornada, a Espanha, numa partida que está agendada para as 17.30 horas desta quarta-feira.
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Portugal 7 Itália 4.
50 minutos: Golo de Portugal! Gonçalo Alves falha um primeiro remate, mas, na insistência, consegue mesmo introduzir a bola no fundo das redes. 7-4.
50 minutos: Golo de Portugal! Passe de Henrique Magalhães e remate vitorioso de Hélder Nunes. 6-4.
50 minutos: Golo da Itália! Assistência de Giulio Cocco e Andrea Malagoli, à boca da baliza, encosta para o 5-4.
49 minutos: Golo de Portugal! Gonçalo Alves, do meio da rua, rematou forte e colocado e voltou a dar uma vantagem de dois golos à equipa das quinas. 5-3.
49 minutos: Remate de Hélder Nunes, após bela jogada individual, com a bola a sair muito perto do poste esquerdo da baliza contrária.
48 minutos: Pausa técnica solicitada por Alessandro Bertolucci, selecionador italiano.
48 minutos: Golo da Itália! Contra-ataque rápido da seleção transalpina e Davide Gavioli, na cara de Pedro Henriques, volta a colocar a desvantagem italiana na margem mínima. 4-3.
47 minutos: Remate em rotação de José 'Rafa' Costa e Bruno Sgaria volta a ser gigante na baliza italiana.
45 minutos: João Souto teve tudo para voltar a marcar, mas Bruno Sgaria negou o bis ao número 44 português.
42 minutos: Grande defesa de Pedro Henriques a remate de Elia Cinquini.
41 minutos: Golo de Portugal! Remate cruzado de João Souto para o 4-2.
40 minutos: Pausa técnica solicitada por Alessandro Bertolucci, selecionador italiano.
39 minutos: Jogada individual de Gonçalo Alves, com o remate do camisola 77 a sair ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Bruno Sgaria.
37 minutos: Hélder Nunes tentou a sua sorte de meia distância, mas o guarda-redes italiano voltou a impedir novo golo de Portugal.
36 minutos: Pausa técnica solicitada por Renato Garrido, selecionador português.
35 minutos: Passe de João Rodrigues e stickada de Henrique Magalhães para defesa importante de Bruno Sgaria.
32 minutos: Grande defesa de Pedro Henriques a remate de Giulio Cocco. O capitão italiano esteve muito perto de voltar a marcar e, desta feita, empatar a contenda, mas o guarda-redes português respondeu à altura e negou os intentos ao adversário.
29 minutos: Remate cruzado de João Rodrigues para uma excelente intervenção de Bruno Sgaria.
27 minutos: Passe de João Rodrigues e remate de José 'Rafa' Costa ligeiramente ao lado do poste direito da baliza transalpina.
Início da segunda parte!
Portugal vai vencendo a Itália ao intervalo (3-2), naquela que é a 1.ª jornada do Campeonato da Europa de hóquei em patins, que se realiza em Espanha.
A Seleção Nacional entrou melhor e chegou a uma vantagem de três golos - fruto dos tentos apontados por Henrique Magalhães e Gonçalo Alves (2) -, mas a reação italiana não se fez esperar e Giulio Cocco, puxando a si o protagonismo individual, também bisou no encontro e encurtou distâncias.
Já se percebeu que Portugal é claramente superior à Itália, mas convém que os comandados de Renato Garrido recuperem a intensidade com que tinham entrado na partida, de modo a voltarem a ter o domínio quase absoluto das operações, sendo que, caso consigam essa supremacia em pista, a vantagem tenderá, naturalmente, a voltar a aumentar.
Intervalo! Portugal 3 Itália 2.
25 minutos: Remate de João Rodrigues para defesa atenta de Bruno Sgaria.
23 minutos: Pausa técnica solicitada por Alessandro Bertolucci, selecionador italiano.
19 minutos: Pausa técnica solicitada por Renato Garrido, selecionador português.
19 minutos: Golo da Itália! Remate de longe de Giulio Cocco, ao ângulo superior esquerdo da baliza portuguesa. 3-2.
16 minutos: Golo da Itália! Giulio Cocco, já dentro da área, levantou ligeiramente a bola e rematou colocado, sem hipótese de defesa para Pedro Henriques. 3-1.
16 minutos: Pausa técnica solicitada por Renato Garrido, selecionador português.
13 minutos: Pausa técnica solicitada por Alessandro Bertolucci, selecionador italiano.
10 minutos: Golo de Portugal! Gonçalo Alves remata forte e colocado, junto ao poste esquerdo da baliza italiana, e aumenta a contenda. 3-0.
10 minutos: Penálti para Portugal! Bruno Sgaria defendeu sem stick e, como tal, a equipa das quinas vai beneficiar de um castigo máximo.
8 minutos: Golo de Portugal! Excelente trabalho individual de Gonçalo Alves que, já dentro da área, 'deitou' o guarda-redes italiano e depois colocou a bola ao ângulo superior direito. 2-0.
7 minutos: Remate de Elia Cinquino para grande defesa de Pedro Henriques.
2 minutos: Golo de Portugal! Passe de Hélder Nunes e Henrique Magalhães, depois de rodar sobre um adversário, abre o ativo para a equipa das quinas. 1-0.
Início da partida!
Portugal (cinco inicial): Pedro Henriques; João Rodrigues, Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Henrique Magalhães
Suplentes: Xano Edo, José 'Rafa' Costa, Telmo Pinto, Nuno Santos e João Souto
Treinador: Renato Garrido
Itália (cinco inicial): Bruno Sgaria; Francisco Ipinazar, Alessandro Faccin, Giulio Cocco e Elia Cinquini
Suplentes: Davide Gavioli, Andrea Malagoli, Francesco Compagno, Nicolas Barbieri e Riccardo Gnata
Treinador: Alessandro Bertolucci
Árbitros: Miguel Díaz e Jonatan Sanchéz (Espanha)
Já há equipas!
Renato Garrido, selecionador nacional, convocou 10 jogadores para este Europeu: Pedro Henriques e Xano Edo (guarda-redes); Telmo Pinto, Hélder Nunes, Nuno Santos, Henrique Magalhães, João Rodrigues, João Souto, José 'Rafa' Costa e Gonçalo Alves.
Já o Grupo B é constituído por Suíça, Inglaterra, Andorra e Alemanha.
Portugal está, então, inserido no Grupo A, juntamente com Itália, Espanha e França. Depois desta 1.ª jornada, diante da seleção italiana, Portugal vai defrontar, na 2.ª jornada, a Espanha (amanhã, também às 17.30 horas), e, depois, na 3.ª jornada, a França (quarta-feira, também às 17.30 horas).
A história recente, porém, não tem sido particularmente feliz para a equipa das quinas, uma vez que os dois últimos Campeonatos da Europa (2021 e 2018) foram conquistados pela Espanha. O último triunfo de Portugal aconteceu há sete anos, em 2016, numa competição realizada em Oliveira de Azeméis.
É legítimo dizer-se que Portugal parte para este Europeu como um dos grandes candidatos à vitória final, algo que, de resto, advém da enormíssima tradição que a Seleção Nacional tem nesta competição. Portugal é o país com mais títulos conquistados (21), seguindo-se Espanha (18) e Inglaterra (12). A título de curiosidade, refira-se que a Itália, adversário do conjunto português nesta 1.ª jornada, venceu a prova apenas por três ocasiões.
Portugal estreia-se esta tarde (17.30 horas) no Campeonato da Europa de hóquei em patins, que decorre Sant Sadurni d'Anoia, em Espanha. O adversário da equipa das quinas é a Itália, naquela que será a 1.ª jornada do Grupo A (composto também por Espanha e França, que se defrontam às 20 horas desta segunda-feira). A BOLA vai acompanhar a par e passo a campanha portuguesa que, naturalmente, se deseja repleta de sucesso. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai fazer parte do nosso cinco inicial!
Boa tarde!