Portugal empata com Espanha e mantém liderança do grupo A do Europeu

Hóquei em patins Portugal empata com Espanha e mantém liderança do grupo A do Europeu

HÓQUEI EM PATINS18.07.202320:47

Portugal e Espanha 'anularam-se' e, dessa forma, deu empate (3-3) o jogo da 2.ª jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de hóquei em patins, realizada na tarde desta terça-feira, no Pavilhão Olímpic de L’ Ateneu Agrícola, em Sant Sadurní d’Anoia (Espanha).

Foi (literalmente!) sob o desígnio do equilíbrio que decorreu mais um duelo ibérico, entre duas das melhores seleções do Velho Continente e que estão, naturalmente, no topo do favoritismo no que concerne à vitória final neste Europeu. 

À melhor entrada de Portugal, que chegou à vantagem logo aos três minutos, por intermédio de João Rodrigues, respondeu a Espanha, já nos últimos instantes da primeira parte. Depois de algumas situações de perigo junto da baliza de Pedro Henriques, a formação espanhola conseguiu mesmo empatar, quando Martí Casas, aos 24 minutos, bateu o guarda-redes português.

A história da etapa complementar não diferiu muito. Os segundos 25 minutos apenas tiveram... mais golos. Já depois de Gonçalo Alves, logo após o reatamento, desperdiçar um livre direto, foi José 'Rafa' Costa (36') que voltou a dar vantagem à equipa das quinas. Vantagem essa que poderia ter sido aumentada logo de seguida, mas João Rodrigues desperdiçou um livre direto. E não marcou Portugal... marcou a Espanha. Apenas um minuto depois, Pau Bargalló, chamado à conversão de um livre direto (décima falta de Portugal), não perdoou e devolveu a igualdade ao marcador.

A Espanha poderia ter passado para a frente aos 38 minutos, mas César Carballeira não conseguiu superar Pedro Henriques na marcação de um penálti. No entanto, apenas dois minutos depois, a formação do país vizinho chegou mesmo à dianteira pela primeira vez: Nil Roca rematou de longe e consumou a 'remontada'.

Faltavam ainda 10 minutos para o final da partida e Portugal fez o que lhe competia. Foi 'para cima' do adversário, acercou-se mais vezes junto da baliza de Carlos Grau, e só a exibição do guarda-redes do Barcelona (que também já passou pelo FC Porto) foi impedindo novo golo luso. O dono das redes espanholas negou o golo a Hélder Nunes (45'), na sequência de um livre direto (décima falta cometida pela Espanha), ousou fazer o mesmo a novo livre direto, desta feita cobrado por Gonçalo Alves (50'), mas, neste último caso, o lance foi mandado repetir pela dupla de arbitragem porque Carles Grau tinha-se movimentado antes da bola partir. Ora, na repetição do livre direto, Gonçalo Alves não perdoou e rematou de primeira para o fundo das redes contrárias.

Estava restabelecida a igualdade no marcador e, em bom rigor, estava feita justiça perante aquilo que se passou ao longo dos 50 minutos. Portugal teve períodos de superioridade, Espanha teve momentos em que foi melhor, mas, no chamado 'deve e haver', foi mesmo o equilíbrio que prevaleceu. Algo que não é, de todo, novidade, tendo em conta a extraordinária qualidade das duas seleções.

Com este resultado, Portugal mantém a liderança do grupo, passando agora a somar 4 pontos, ao passo que a Espanha tem apenas 2. França (1 ponto) e Itália (0 pontos) ainda se defrontam esta noite, mas, aconteça o que acontecer nessa partida, Portugal já sabe que irá para a 3.ª e última jornada a depender apenas de si para vencer o Grupo A e qualificar-se como 1.º classificado para os oitavos de final deste Campeonato da Europa.

A 3.ª e última ronda desta fase de grupos está agendada já para amanhã, com Portugal a medir forças com a França, de novo às 17.30 horas.

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Espanha 3 Portugal 3.

Faltam 50 segundos para o final da partida.

Pausa técnica solicitada por Guillem Cabestany, selecionador espanhol.

50 minutos: Golo de Portugal! Na repetição do livre direto, Gonçalo Alves não deu hipóteses e atirou a contar. 3-3.

50 minutos: Gonçalo Alves, na transformação do livre direto, remata de primeira para grande defesa de Carles Grau. No entanto, a dupla de arbitragem entende que o guarda-redes espanhol se adiantou antes do tempo e, por essa razão, o livre direto será repetido.

50 minutos: Cartão azul para Sergi Aragonès. Portugal vai beneficiar de um livre direto.

47 minutos: Jogada individual de Gonçalo Alves e assistência para João Souto que, à boca da baliza, desvia de primeira a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Carles Grau.

Pausa técnica solicitada por Renato Garrido, selecionador português.

46 minutos: Remate cruzado de João Souto para mais uma 'parada' de Carles Grau, desta feita com a luva esquerda.

45 minutos: Na transformação do livre direto, Hélder Nunes tentou a 'picadinha', mas Carles Grau, seu antigo colega no FC Porto e no Barcelona, adivinhou o lance e impediu o empate.

45 minutos: Décima falta cometida pela Espanha. Portugal vai beneficiar de um livre direto.

42 minutos: Na resposta, Hélder Nunes remata de longe, mas ligeiramente ao lado.

42 minutos: Nil Roca, outra vez de meia distância, testa a atenção de Pedro Henriques.

41 minutos: Remate de Hélder Nunes para defesa atenta de Carles Grau.

40 minutos: Golo da Espanha! Remate de longe de Nil Roca a dar a primeira vantagem do jogo aos espanhóis. 3-2.

38 minutos: César Carballeira, na transformação do penálti, permite a defesa de Pedro Henriques. Na recarga, o mesmo cenário: remate do número 5 espanhol para mais uma intervenção do guarda-redes português.

Pausa técnica solicitada por Renato Garrido, selecionador português.

38 minutos: Falta de João Rodrigues sobre Pau Bargalló, no interior da área, e, como tal, a Espanha vai beneficiar de um penálti.

38 minutos: Excelente assistência de Gonçalo Alves e remate de José 'Rafa' Costa para intervenção de grande nível de Carles Grau.

38 minutos: Remate de César Carballeira para defesa muito importante de Pedro Henriques.

37 minutos: Golo da Espanha! Pau Bargalló, na transformação do livre direto, bate Pedro Henriques e devolve a igualdade ao marcador. 2-2.

37 minutos: Décima falta cometida por Portugal. A Espanha vai beneficiar de um livre direto.

36 minutos: João Rodrigues, na transformação do livre direto, permite a defesa de Carles Grau.

Pausa técnica solicitada por Guillem Cabestany, selecionador espanhol.

36 minutos: Cartão azul para Marc Julià. Portugal vai beneficiar de um livre direto.

36 minutos: Golo de Portugal! Stickada fortíssima de José 'Rafa' Costa (ainda antes do meio-campo) e está feito o segundo português. 1-2.

35 minutos: Henrique Magalhães tentou a sua sorte, com um remate forte e colocado, mas Carles Grau estava atento e defendeu.

32 minutos: Remate cruzado de Gonçalo Alves, à malha lateral da baliza de Carles Grau.

31 minutos: Pau Bargalló também ficou perto de marcar, mas Pedro Henriques disse presente e evitou a 'remontada' no marcador.

30 minutos: Excelente jogada individual de Gonçalo Alves que, já à boca da baliza, viu Carles Grau negar-lhe o golo.

A Espanha voltar a ter cinco jogadores em pista. Tal como acontecera na primeira parte, mas em sentido contrário, também agora Portugal não conseguiu aproveitar a situação de 'power-play'.

27 minutos: Remate de João Rodrigues, em boa posição, mas a direção não foi a melhor e perdeu-se, assim, mais uma ocasião para Portugal voltar à vantagem.

26 minutos: Na transformação do livre direto, Gonçalo Alves remata de primeira, mas a bola sai ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Carles Grau.

26 minutos: Cartão azul para Marc Grau. Portugal vai beneficiar de um livre direto.

Início da segunda parte!

Tal como se esperava... equilíbrio quase total neste duelo ibérico referente à 2.ª jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de hóquei em patins.

Portugal entrou melhor e, logo aos 3 minutos, conseguiu chegar à vantagem: assistência de Gonçalo Alves e remate cruzado de João Rodrigues, que não deu hipótese de defesa a Carles Grau.

O golo fez bem à equipa das quinas, que se sentiu confortável e passou a dominar as operações. É verdade que as oportunidades de golo, ao contrário do que, habitualmente sucede nos jogos de hóquei em patins, não foram uma constante, mas os comandados de Renato Garrido foram controlando sempre as operações.

A Espanha tentava reagir à desvantagem, mas a verdade é que a coesão defensiva portuguesa conseguiu sempre superar a ousadia espanhola. E nem de livre direto a formação de Guillem Cabestany conseguiu empatar. Marc Julià, de livre direto (com direito a repetição...), não teve arte para bater Pedro Henriques.

O guarda-redes nacional respondeu presente quando a equipa mais dele precisou, com exceção feita ao minuto 24: Pedro Henriques nada pôde fazer para travar o remate de Martí Casas e... estava feito o empate.

Um resultado que, reconheça-se, ajusta-se perfeitamente ao que se passou nos primeiros 25 minutos. Veremos o que nos reserva a segunda parte, mas é até bastante crível que o equilíbrio seja também a nota dominante da etapa complementar...

Intervalo! Espanha 1 Portugal 1.

Pausa técnica solicitada por Guillem Cabestany, selecionador espanhol.

Os jogadores de Portugal ficaram a reclamar uma ilegalidade no golo da Espanha, alegando que Martí Casas terá desviado a bola com o patim antes do remate vitorioso, mas a dupla de arbitragem teve outra leitura e validou o tento que deu origem ao empate.

24 minutos: Golo da Espanha! Remate de Martí Casas para o fundo das redes portuguesas. 1-1.

23 minutos: João Rodrigues volta a ameaçar o golo, outra vez com um remate cruzado, mas, desta feita, Carles Grau estava atento e conseguiu defender.

23 minutos: Mais uma excelente intervenção do guarda-redes português, desta feita na sequência de um remate de Sergi Aragonès.

21 minutos: Remate de longe de César Carballeira para defesa atenta de Pedro Henriques.

Pausa técnica solicitada por Guillem Cabestany, selecionador espanhol.

Portugal já está de novo com cinco jogadores. Durante os dois minutos em situação de 'under-play', a equipa das quinas conseguiu negar todas as tentativas de golo dos espanhóis e, como tal, mantém-se a vantagem nacional.

Pausa técnica solicitada por Renato Garrido, selecionador português.

16 minutos: Remate exterior de Marc Grau, forte, mas ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza portuguesa.

14 minutos: Na repetição do livre direto, Marc Julià, agora com um remate de primeira, voltou a permitir a defesa a Pedro Henriques. Portugal mantém-se na frente do marcador.

14 minutos: Marc Julià, chamado à conversão do livre direto, rematou para defesa de Pedro Henriques, mas a dupla de arbitragem entendeu que o guarda-redes português se mexeu antes do tempo e mandou repetir.

14 minutos: Cartão azul para Telmo Pinto. A Espanha vai beneficiar de um livre direto.

12 minutos: Grande passe de José 'Rafa' Costa e desvio de João Souto para excelente intervenção de Carles Grau, que negou o segundo golo à equipa das quinas.

8 minutos: Remate de Sergi Aragonès para defesa atenta de Pedro Henriques.

Tudo resolvido. Rola novamente a bola no Pavilhão Olímpic de L’ Ateneu Agrícola, em Sant Sadurní d’Anoia (Espanha).

Partida interrompida para que seja solucionado um problema junto aos painéis publicitários.

7 minutos: Remate de Xavi Barroso para bela intervenção de Pedro Henriques.

5 minutos: Stickada de longe de Hélder Nunes, fortíssima, mas ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Carles Grau.

3 minutos: Golo de Portugal! Excelente jogada do ataque português, assistência de Gonçalo Alves e remate cruzado (e colocado!) de João Rodrigues para o 0-1.

Início da partida!

Espanha (cinco inicial): Carles Grau; Pau Bargalló, Marc Grau, Nil Roca e Xavi Barroso

Suplentes: Candid Ballart, César Carballeira, Marc Julià, Martí Casas e Sergi Aragonès

Treinador: Guillem Cabestany

Portugal (cinco inicial): Pedro Henriques; João Rodrigues, Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Henrique Magalhães

Suplentes: Xano Edo, José 'Rafa' Costa, Telmo Pinto, Nuno Santos e João Souto

Treinador: Renato Garrido

Árbitros: Marco Rondina e Loic Le Menn (França)

Já há equipas!

Já relativamente ao duelo entre Espanha e França, que terminou empatado (2-2), Marc Grau e Xavi Barroso (antigo jogador do FC Porto que rumou, neste defeso, ao Barcelona), marcaram para os espanhóis, com Roberto Di Benedetto (jogador do Benfica) e Carlo Di Benedetto (jogador do FC Porto) a faturarem para os franceses. 

Ainda recuando ao jogo de ontem, diante da Itália, destaque maior para Gonçalo Alves. O número 77 foi o autor de 4 golos no triunfo português (7-4), com os restantes tentos a serem apontados por Henrique Magalhães, João Souto e Hélder Nunes. Do lado transalpino, fizeram o gosto ao stick Giulio Cocco (2), Davide Gavioli e Andrea Malagoli.

Olhando ainda ao calendário até à partida decisiva, importa referir que os jogos das meias-finais serão realizados na próxima sexta-feira (às 18.30 e às 20 horas, respetivamente), estando o jogo dos 3.º e 4.º lugares marcado para as 17.30 horas do próximo sábado. Já a grande final, de onde sairá o mais recente Campeão da Europa, irá jogar-se também no próximo sábado, mas às 20.45 horas - pelo meio, na sexta-feira, será também jogada a chamada Ronda de Qualificação, que irá definir as seleções que irão ficar entre os 5.º e o 8.º lugares (fase em que não se deseja, naturalmente, a presença de Portugal). 

Refira-se, a propósito, que depois deste jogo com a formação do país vizinho, a equipa das quinas irá defrontar, na 3.ª jornada, a França, num encontro agendado para as 17.30 horas de amanhã. Depois disso, seguir-se-ão os quartos de final, onde todas as oito equipas em prova (quatro do Grupo A e outras quatro do Grupo B) vão marcar presença. Os confrontos dessa fase da prova sairão mediante as classificações agora alcançadas na fase de grupos. Nesse sentido, e já na ronda a eliminar, o 1.º classificado do Grupo B irá defrontar o 4.º do Grupo A (quinta-feira, às 12.30 horas), o 2.º classificado do Grupo B irá medir forças com o 3.º classificado do Grupo A (quinta-feira, às 15 horas), o 2.º classificado do Grupo A irá jogar com o 3.º classificado do Grupo B (quinta-feira, às 18.30 horas) e o 1.º classificado do Grupo A terá pela frente o 4.º classificado do Grupo B (quinta-feira, às 20 horas).  

A equipa das quinas chega a este duelo ibérico na liderança do grupo. Na ronda inaugural, realizada ontem, Portugal goleou a Itália (7-4) e beneficiou ainda do empate (2-2) entre Espanha e França. Nesse sentido, Portugal está na frente, com 3 pontos, seguido de Espanha e França (ambos com 1 ponto) e Itália, que ainda não pontuou. A outra partida entre italianos e franceses, também desta segunda ronda, vai jogar-se ainda esta terça-feira, mas com início marcado para as 20 horas. 

Portugal defronta esta tarde (17.30 horas) a Espanha numa partida referente à 2.ª jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de hóquei em patins, que se realiza em Sant Sadurni d'Anoia, em Espanha, e, tal como acontece habitualmente, A BOLA vai acompanhar a par e passo o trajeto da Seleção Nacional nesta grande competição. E como contamos sempre consigo, venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e faz parte do nosso cinco inicial!

Boa tarde!