Basquetebol «Perseguição e proteção»: Benfica condena Federação» por deixar jogar base do Sporting que agrediu agente da PSP
O Benfica emitiu esta manhã um comunicado relativo à final do campeonato de basquetebol, estranhando que o base do Sporting, Travante Williams, possa jogar esta tarde no jogo 4 da final, depois de eventos no jogo 3, na sexta-feira (ver notícia associada):
«O Sport Lisboa e Benfica declara-se estupefacto e condena de forma veemente a decisão parcial e totalmente enviesada do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol relativa à agressão a um agente da autoridade por parte do atleta do Sporting Travante Williams.
Recordemos, então, que perante uma situação muito menos clara e grave, potenciada por um relatório com inúmeras incongruências, tal como se veio a comprovar posteriormente pelo testemunho das autoridades, o mesmo Conselho de Disciplina da Federação decidiu suspender preventivamente o atleta do Benfica, Ivan Almeida, por 30 dias. Um mês afastado da competição!!!
Já no caso do atleta do Sporting, pese embora a comprovada e indiscutível agressão protagonizada por Travante Williams a um agente da autoridade, conseguiu o mesmo Conselho de Disciplina, e o seu presidente, Carlos Filipe, encontrar argumentos que justifiquem não só a desresponsabilização do atleta como a redução da sua pena de expulsão!!!
Estamos perante uma manifesta proteção a um clube, o Sporting, e uma clara perseguição a outro, o Sport Lisboa e Benfica.
Dois casos, dois jogadores, dois clubes e duas decisões opostas: Travante Williams agrediu um agente da autoridade e foi expulso, mas vai jogar hoje com o Benfica; Ivan Almeida foi acusado de tentar agredir um árbitro, tendo-se comprovado depois que tal era falso, mas foi suspenso durante um mês! Incompreensível e inaceitável.
O Conselho de Disciplina e o seu presidente não têm por missão exercer a sua "clubite" e repetida antipatia pelo Benfica, mas garantir justiça e respeito por todos os clubes e atletas.
Trata-se, por isso, de uma decisão lamentável e condenável, ao arrepio de todos os princípios de equidade e credibilidade que se pretendem para o basquetebol em Portugal.
PS: Ao contrário do que está escrito no acórdão do Conselho de Disciplina, o agente da autoridade vítima de agressão não aceitou prontamente desculpa alguma. Antes, e de forma corajosa, resistindo a muitas pressões, apresentou queixa do atleta do Sporting, apoiado pelo Sindicato da PSP.»
Benfica pode ser hoje campeão
A vencer por 2-1 a final do play-off da Liga, o Benfica tem hoje, a partir das 19 horas, no Pavilhão João Rocha, casa do Sporting, o primeiro match point para a conquista do título de campeão nacional, o 29.º da história e segundo consecutivo; no caso dos leões, só o triunfo interessa para levar a final à negra, com o Jogo 5 agendado para quinta-feira, no Pavilhão Fidelidade, na Luz.
Depois de na sexta-feira os encarnados terem ganho por 44 pontos, motivação não faltará à equipa de Norberto Alves. Mas a de Pedro Nuno Monteiro, que já venceu na Luz, não vai atirar a toalha ao chão.