23 dezembro 2023, 22:30
Petar no sapatinho e outros embrulhos no andebol do Benfica
Águias e Djordjic negoceiam desvinculação; sérvio tem contrato até 2025 e é um dos mais bem pagos do plantel
Central israelita Yoav Lumbroso deixa as águias seis meses depois de ter chegado
Cerca de um mês depois da saída do sérvio Petar Djordjic, o Benfica perdeu outro dos habituais titulares. O central israelita Yoav Lumbroso foi anunciado nesta sexta-feira como novo jogador do ThSV Eisenach, da Bundesliga.
Contratado no início da época aos franceses do Limoges, o central israelita de 23 anos assumiu-se como titular absoluto e cérebro do ataque da equipa orientada por Jota González. A par do guarda-redes Mike Jensen – que também deverá estar de saída no final da época -, Lumbroso foi o reforço das águias que melhor rendimento apresentou na primeira metade da temporada, ainda que insuficiente para que os encarnados chegassem a esta fase da época com ambições realistas de lutar pelo título.
Ao fim de 23 jogos e 53 golos marcados, o Benfica e o jogador receberam propostas que decidiram aceitar, permitindo que Lumbroso regresse ao primeiro clube que representou após deixar Israel e no qual deu nas vistas, ao ponto de ser contratado pelo Limoges ainda adolescente. Antes de se mudar para o Benfica esteve muito perto de rumar ao gigante Kielce – finalista vencido da última edição da Liga dos Campeões – mas os problemas financeiros do clube polaco desviaram-no para a Luz.
23 dezembro 2023, 22:30
Águias e Djordjic negoceiam desvinculação; sérvio tem contrato até 2025 e é um dos mais bem pagos do plantel
Internamente o Benfica já reconheceu que as hipóteses de lutar pelo título com o Sporting e o FC Porto são muito reduzidas e, já afastado da Liga Europeia, entende a necessidade de reduzir a folha salarial para a segunda metade da época. Isto porque o único troféu pelo qual que tem reais possibilidades de lutar é a Taça de Portugal, prova na qual vai defrontar o Estrela da Amadora, no próximo sábado, no regresso à competição após a pausa devido ao Europeu.
O Eisenach é 17.º e penúltimo classificado do campeonato alemão, aquele que é considerado o melhor do Mundo. Mas para se perceber o equilíbrio da Bundesliga, basta dizer são apenas seis os pontos que separam o novo clube de Lumbroso do primeiro lugar de acesso às competições europeias, razão pela qual o Eisenach parece apostado em reforçar-se para a segunda metade da época.