Nuno Borges vence Kokkinakis e faz história no US Open
Nuno Borges alcançou o melhor resultado da carreira no Grand Slam norte-americano (JUSTIN LANE/EPA)

Nuno Borges vence Kokkinakis e faz história no US Open

TÉNIS29.08.202421:46

É a primeira vez que o tenista português chega à terceira ronda do torneio norte-americano

Nuno Borges apurou-se nesta quinta-feira para a terceira ronda do US Open, algo que consegue pela primeira vez na carreira.

O luso, 34.º do ranking ATP, bateu o australiano Thanasi Kokkinakis por 6/4, 7/5 e 7/5, em 2h49 minutos.

O número 1 do ranking nacional começou por quebrar o serviço ao australiano no sétimo jogo de serviço para confirmar o break logo a seguir e fazer o 5/3 que o deixava numa posição confortável para ganhar o set. Kokkinakis ainda reagiu e reduziu, mas o português fechou mesmo o primeiro parcial em 6/4.

No parcial seguinte manteve-se o equilíbrio e foi o n.º 65 do ranking ATP a quebrar o serviço a Borges para colocar o jogo em 5/3, mas a reação do maiato foi imparável. Fez logo o contra-break, fechou o seu jogo de serviço em branco para empatar 5/5 e voltou a quebrar o jogo do australiano. A servir para fechar o segundo parcial, Nuno Borges voltou a impor um jogo em branco, que lhe deu toda a confiança para tentar fechar a partida em três sets.

 Kokkinakis, contudo, não quis facilitar minimamente a tarefa do luso e o terceiro parcial prolongou-se sem qualquer quebra de serviço até aos 5/5. E aí, o português de 27 anos voltou a mostrar que está a viver um dos melhores momentos da carreira. Impenetrável em termos emocionais, Borges quebrou o serviço novamente ao adversário e depois serviu para fechar o encontro ao segundo match point e chegar, pela primeira vez na carreira, à terceira ronda do US Open.

Mesmo a jogar contra o público, uma vez que alguns adeptos australianos tentaram desestabilizá-lo ao longo do encontro, o que levou inclusivamente o juiz a interromper a partida para lhes chamar a atenção, Nuno Borges fez uma das melhores exibições da carreira para eliminar Kokkinakis que, na ronda anterior, tinha afastado o grego Stefanos Tsitsipas (11.º).

Na próxima ronda, o tenista português vai defrontar o vencedor do encontro entre o também australiano Tristan Schoolkate (193.º) e o checo Jakub Mensik (65.º).