NBA: Celtics perdem pela primeira vez; Doncic, Curry, Giannis e Jokic foram decisivos
Jayson Tatum não impediu a primeira derrota dos Celtics (IMAGO)

NBA: Celtics perdem pela primeira vez; Doncic, Curry, Giannis e Jokic foram decisivos

BASQUETEBOL07.11.202312:37

A equipa de Neemias Queta teve a sua primeira derrota da época, numa noite de NBA em que as maiores estrelas brilharam mais do que os adversários

A última noite teve 12 jogos da NBA e terminou com a invencibilidade da única equipa que ainda a tinha - os Celtics. De resto, as equipas das principais estrelas da liga venceram, com exceção dos Lakers e de LeBron James, que perderam por apenas um ponto.

Após um início perfeito nos primeiros 5 jogos da época, os Boston Celtics perderam em casa dos Minnesota Timberwolves por 114-109, após prolongamento. A estrela da noite foi Anthony Edwards, que com 38 pontos ajudou os Timberwolves a chegarem ao registo de 4 vitórias em 6 jogos.

No quarto jogo consecutivo que Neemias Queta falhou por lesão, Jayson Tatum (32 pontos) e Jaylen Brown (26 pontos) foram os melhores dos Celtics, com o último a protagonizar o afundanço da noite. 

Num jogo sempre muito equilibrado, nenhuma das equipas teve uma vantagem superior a 8 pontos. Após o empate a 101 no fim do 4.º período, os Timberwolves fizerarm 9 pontos cpnsecutivos que lhes garantiram a vitória.

Num jogo sempre muito equilibrado, nenhuma das equipas teve uma vantagem superior a 8 pontos. Após o empate a 101 no fim do 4.º período, os Timberwolves fizeram 9 pontos consecutivos que lhes garantiram a vitória.

Os Dallas Mavericks, com o inevitável Luka Doncic à cabeça (29 pontos) , venceram no terreno dos Orlando Magic por 102-117. O esloveno ainda se magoou depois de bater com a cabeça na perna de um adversário, mas regressou no 4.º período para dar a vitória à sua equipa, após os Magic chegarem a ter uma vantagem de 15 pontos. 

Victor Wembanyama e os Spurs sofreram a maior derrota da época frente aos Indiana Pacers por 152-111. O prodígio francês teve a noite mais discreta da sua curta carreira, com 13 pontos e 11 ressaltos. Tyrese Haliburton, dos Pacers, com 23 pontos e 8 assistências foi o homem do jogo. 

Os Pacers empataram um recorde da equipa para o maior número de pontos marcados num jogo e chegaram às quatro vitórias na época, o mesmo número de derrotas dos Spurs.

Na sua estreia pelos Los Angeles Clippers, James Harden não conseguiu impedir a derrota da sua equipa com os New York Knicks (111-97), num jogo que estava empatado no fim do 3.º período a 76.

Harden fez 17 pontos, menos um do que o seu colega de equipa Kawhi Leonard. Do lado dos Knicks, Julius Randle destacou-se com 27 pontos e 10 ressaltos, assim como RJ Barret (26 pontos).

Steph Curry, Giannis Antetokounmpo e Luka Jovic iguais a si próprios

Começando pelos Warriors, Steph Curry liderou a equipa na vitória por 109-120 em casa dos Detroit Pistons (que perderam pela quinta vez consecutiva). Curry fez 34 pontos e os Warriors chegaram à sexta vitória da época (2 derrotas). 

O jogo entre os Brooklyn Nets e os Milwaukee Bucks refletiu-se num duelo entre Cam Thomas (45 pontos) e Giannis Antetokounmpo (36 pontos e 12 ressaltos). No final, foi a equipa do grego que venceu por 125-129 e subiu ao 3.º lugar da Conferência Este, com os Nets a ficarem em 8.º.

Nikola Jokic esteve imparável na vitória dos campeões Denver Nuggets sobre os New Orleans Pelicans por 134-116 com um triplo-duplo (35 pontos, 14 ressaltos e 12 assistências), o 108.º da sua carreira.

Os Nuggets recuperaram de uma desvantagem de 20 pontos para vencerem com tranquilidade e chegarem às 7 vitórias na época, liderando por isso a Conferência Oeste. Nos Pelicans, Jordan Hawkins fez 31 pontos, mas, após 4 vitórias nos primeiros 5 jogos, a equipa somou a sua segunda derrota consecutiva.

Por fim, os Lakers continuam sem ganhar fora de casa (4 derrotas), após a deslocação ao terreno dos Miami Heat, que venceram por 108-107. LeBron James foi o melhor marcador do encontro (30 pontos), seguido por Jimmy Butler, dos Heat (28 pontos).

Os outros jogs da noite: