Maria Conceição faz história no alpinismo português
Maria Conceição apaixonou-se pela filantropia numa paragem no Bangladesh em 2005. Foto Instagram Maria Conceição

Maria Conceição faz história no alpinismo português

MODALIDADES14.10.202415:32

É a primeira portuguesa a completar o 'Grand Slam dos exploradores': subir os picos mais altos dos sete continentes e esquiar até ao Pólo Norte e ao Pólo Sul.

A alpinista Maria Conceição tornou-se na primeira mulher portuguesa a completar o chamado 'Grand Slam dos Exploradores" ao alcançar o cume do monte Puncak Jaya, na Indonésia, anunciou a própria. O Grand Slam dos Exploradores é um título conquistado após subir com sucesso aos picos mais altos dos sete continentes, conhecidos por Sete Cumes, e esquiar até ao Pólo Norte e ao Pólo Sul. A montanha de Puncak Jaya, com 4.884 metros, era a etapa que faltava neste desafio e que agora alcançou. 

«O Grand Slam dos Exploradores é um sonho meu há anos. É uma sensação surreal completá-lo finalmente. Tem sido uma batalha difícil, tanto literal como figurativamente, mas cada passo em frente valeu a pena», afirmou, num comunicado enviado à Agência Lusa. 

Maria Conceição efetuou as expedições ao Pólo Norte (2011) e ao Pólo Sul (2018), e conquistou os Montes Kilimanjaro (2010), Elbrus (2012), Evereste (2013), Aconcágua (2013), Vinson (2018) e Denali (2022). Este ano, também chegou ao cimo do K2, no Paquistão, a segunda montanha mais alta do mundo, com 8.611 metros.

Conceição nasceu em Vila Franca de Xira em 1977, mas vive nos Emirados Árabes Unidos desde 2003. Foi hospedeira até decidir dedicar-se ao filantropismo e, em 2010, começou a competir para arranjar fundos para apoiar as suas causas. Ao longo dos anos acumulou também recordes registados no Guinness por correr sucessivas ultra-maratonas e triatlos Ironman, mesmo sem treino específico ou formação desportiva.