Liga dos Campeões: «Espero um encontro equilibrado, mas estou confiante na equipa»
No início da passada temporada Benfica e Guaguas também se encontraram oficialmente na final da edição inaugural da Taça Ibérica, na Gran Canária Fotografia/SL Benfica

Liga dos Campeões: «Espero um encontro equilibrado, mas estou confiante na equipa»

VOLEIBOL18.09.202409:05

Benfica começa hoje, em Las Palmas, a luta pela passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões e pode defrontar o Guaguas duas vezes em cinco dias

Com o arranque da Liga Una marcado apenas para 5 de outubro, o Benfica vai ter os próximos cinco dias atarefados com as primeiras competições oficiais em 2024/2025 e a hipótese de, nesse período, poder vir a ter de enfrentar o mesmo adversário, os espanhóis do CV Guaguas, de Las Palmas, por duas vezes. Três se estendermos esse espaço de tempo até 25 de setembro.

A primeira será já hoje (19h), a contar para a 1.ª mão da ronda de apuramento para a fase de grupos para a Liga dos Campeões. Êxito que os encarnados alcançaram na passada temporada, ainda que, depois, não tenham conseguido ganhar nenhum dos seis embates e apenas tenham conquistado 4 sets (4-18) enquanto os insulares atingiram os quartos de finais.

Fotografia SL Benfica

«Conhecemos o Guaguas mais da pré-época, da parte inicial da temporada do que da final, pois todos os anos fazemos jogos amigáveis. No ano passado enfrentámo-los na Taça Ibérica. Têm uma base que está lá há alguns anos, mas fizeram algumas trocas que promoveram mudanças nas características da equipa. Por isso estamos a adaptarmo-nos em função dos jogos que disputámos na pré-época», começou por analisar o treinador dos pentacampeões nacionais Marcel Matz, que há um ano também enfrentou a formação das ilhas Canárias na final da 1.ª Taça Ibérica, com estes a garantirem o troféu por 3-1.

2.ª TAÇA IBÉRICA EM MATOSINHOS

A hipótese dos dois campeões voltarem a encontrar-se na finalíssima da competição Ibérica volta a existir pois no próximo fim de semana será disputada a segunda edição do troféu, em Matosinhos. No entanto, para que se repita o duelo, o Guaguas terá de ultrapassar o Sporting nas meias-finais e o Benfica o Soria. Os mesmos quatro clubes de 2023, quando os leões ficaram em 3.º lugar ao bater a turma da província de Castela e Leão por 3-2.

«Trata-se de uma equipa experiente, montada para tentar esta vaga na Liga dos Campeões. É um conjunto que tem vencido o campeonato espanhol, com um investimento médio/alto em termos de Espanha e Portugal. Têm valor, e vão obrigar-nos a jogar bem», continuou o técnico brasileiro em declarações à comunicação dos encarnados.

Fotografia SL Benfica

«Nunca nos enfrentámos na Liga dos Campeões, a 1.ª mão será lá e depois temos uma partida em casa para decidir [25 setembro], já dentro de uma rotina de jogos pois também nos podemos encontrar na Taça Ibérica. Por isso não sei se haverá um favorito. Espero um encontro equilibrado e estou confiante que a equipa irá jogar bem. Mas, do outro lado também está um grupo experiente», completou Matz que conta com cinco reforços, todos bastante novos, para a temporada e não dispôs do tempo que desejava para o total entrosamento do grupo.

«Temos alguns jogadores novos. Tivemos de fazer um processo não tão técnico, mas tático, utilizando todo o tempo que temos para desenvolver a equipa. Não é o ideal para quem chega de fora, mas não houve outra opção. Estou confiante, eles conseguiram suportar bem esta parte física, pesada, de treino com volume grande. A cada dia, estamos um pouco melhores», concluiu.