Liga dos Campeões: Benfica não teve andamento (até ao fim) para Baxi Manresa
Encarnados estiveram a vencer os espanhóis até meio do quarto período, mas cederam fisicamente e à qualidade da equipa visitante, perdendo por 80-91
O Benfica perdeu com o Baxi Manresa, por 80-91, em jogo da quinta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões e continua sem vencer na competição, na última posição e com escassas possibilidades de qualificação.
Os encarnados não tiveram andamento para manter o desempenho dos dois primeiros períodos frente ao Baxi Manresa, quando jogou melhor do que a equipa espanhola e liderava com clareza o marcador, submetendo-se à reação do adversário a partir do intervalo, no que culminou em decisiva reviravolta já no derradeiro quarto do jogo.
Em antevisão ao duelo, que se revestia de crucial importância para as possibilidades de qualificação da equipa benfiquista para a fase seguinte da competição, o treinador Norberto Alves alertou para a «agressividade defensiva» dos catalães e a necessidade de os seus jogadores manterem-se «imperturbáveis», e conseguiram-no. O campeão português resistiu estoicamente à pressão dos forasteiros nos primeiros minutos e começaram a impor-se na fase final do primeiro quarto, destacando-se no marcador até aos oito pontos (23-15).
O segundo quarto arrancou outra vez equilibrado e com o Baxi a tentar impor o poderio físico, mas o Benfica susteve novamente o ímpeto contrário e com dois triplos consecutivos de José Silva dilatou a vantagem para um máximo de 12 pontos ainda antes dos cinco minutos. Foi corolário da melhor fase das águias, que, apesar de ligeiras flutuações, mantiveram-se firmes e ao intervalo comandavam por relevantes onze pontos (44-33).
No entanto, o intervalo não foi, como se poderia prever, para o Benfica, retemperador do esforço despendido até então, e a partir de meio do terceiro período os catalães subiram de rendimento e expuseram debilidades ainda não vislumbradas à equipa encarnada. Desde logo, a resistência física, que entrou em queda livre. Num ápice, o Manresa aproximou-se no marcador até aos seis pontos, com que se chegou ao derradeiro quarto, deixando a discussão sobre o vencedor do jogo em aberto (63-57).
A reviravolta do Baxi consumou-se ao dobrar a metade do período, quando os espanhóis passaram para a frente aos 70-71 e não mais perdendo a liderança, acentuando-se até ao final, num penoso arrastamento do Benfica, tão contrastante com o que exibira na primeira parte do encontro.
Norberto Alves: «Lutámos até à exaustão»
Após a partida, Norberto Alves analisou-a: «Já não era fácil na rotação faltar-nos o Daniel Relvão e o Betinho Gomes, com a lesão do Tyler Stone ainda ficámos mais limitados e começámos a ter dificuldades. Penso que teve a ver com aspetos físicos na parte final, acusámos isso. Estou muito orgulhoso dos rapazes. Com todas estas dificuldades, lutámos até à exaustão».