Kikas despede-se em 9.º do Maracanã do Surf
Frederico Morais em ação (IMAGO)

Kikas despede-se em 9.º do Maracanã do Surf

MODALIDADES20.10.202319:01

Frederico Morais já tinha assegurado qualificação para o Circuito Mundial; Francisca Veselko ainda em prova em Saquarema, última etapa do Challenger Series

Frederico Morais terminou em 9.º lugar o Corona Saquarema Pro, 6.ª e última etapa do Challenger Series (CS), circuito de qualificação para o Championship Tour 2024 (CT).

Já qualificado para o CT, circuito de elite da Liga Mundial de Surf (World Surf League), quando faltam três vagas para atribuir na competição masculina, Kikas (10,17 pontos) perdeu na ronda 16 frente ao francês Marco Mignot (12,23 pts), 20.º do ranking CS.

Na praia de Itaúna, Rio de Janeiro, conhecida como o Maracanã do Surf, o surfista português de 31 anos igualou os 3250 pontos obtidos no EDP Vissla Ericeira Pro, e apaga, desta forma, o resultado (25.º) do Gold Coast Pro, na Austrália, no arranque da temporada do Challenger Series (são contabilizados os quatro melhores eventos, em seis etapas).

Francisca Veselko (16.ª) é a única portuguesa a competir no último dia da prova e despedida da temporada 2023 do circuito de qualificação. Fora da contabilidade ao acesso ao Circuito Mundial, no qual está ainda uma em aberto uma das cinco vagas atribuídas, Kika Veselko competirá nos quartos de final, heat 1, com a norte-americana Kirra Pinkerton (28.ª), naquele que será o primeiro embate entre ambas no CS.