Joel Embiid vai ser operado ao joelho esquerdo e tem época em risco
Camaronês submetido ainda esta semana a intervenção cirúrgica para corrigir lesão no menisco lateral do joelho esquerdo
Joel Embiid vai ser operado ao joelho esquerdo esta semana e vai ficar fora da corrida ao prémio de jogador mais valioso (MVP) da temporada. A intervenção cirúrgica servirá para «corrigir um problema no menisco lateral do joelho esquerdo», segundo avança a NBA. O tempo de recuperação ainda não está definido, mas a época do MVP de 2022/23 pode mesmo estar em risco.
De acordo com o contrato coletivo dos atletas, para um basquetebolista ser elegível a vencer o prémio individual têm de realizar pelo menos 65 dos 82 jogos da fase regular, o que significa que só podem falhar 17 encontros.
Até ao momento, o poste não participou em 13 duelos pelos Philadelphia 76ers, mas a lesão que contraiu na passada terça-feira - quando Jonathan Kuminga caiu em cima do joelho esquerdo, de que o jogador já se queixava mesmo antes do incidente -, exigirá um tempo de recuperação prolongado, o que faz com que seja praticamente certo que falhe mais do que quatro jogos.
Sem a principal estrela da equipa, os 76ers encontram-se em posição vulnerável na tabela classificativa da Conferência Este (5.º lugar). Apesar de ter um registo de 30 vitórias e 18 derrotas, a formação liderada por Nick Nurse tem mais dificuldades em vencer encontros sem o principal poste. Em 14 jogos, ganharam quatro e perderam dez. E se olharmos para os números de Joel Embiid percebe-se o porquê. Em média, o jogador faz 35.3 pontos, 11.3 ressaltos e 5.7 assistências por partida.