Andebol Gabriel Conceição eleito ‘Jogador do Ano’ no andebol de praia pela EHF
Quando a expectativa da festa portuguesa na Gala dos Prémios de Excelência da Federação Europeia de Andebol (EHF), recaia em Victor Iturriza, pivot internacional luso e do FC Porto) ou em Alexandre Cavalcanti, lateral-esquerdo dos franceses do Nantes, que figuravam entre os nomeados para o sete ideal nas respetivas posições, ontem em Viena, Áustria, quem subiu ao palco foi Gabriel Conceição para receber o galardão de Jogador do Ano de andebol de praia.
«Aos 18 anos, foi um dos jogadores-chave da Seleção Nacional de andebol de praia no Campeonato da Europa de 2023. Ajudou Portugal a terminar na quarta posição, o melhor resultado de sempre da equipa em competições internacionais», descreveu a EHF sobre o central que representou Portugal no Europeu realizado no areal da Nazaré.
Gabriel Conceição, recorde-se, entrou na modalidade por via do Madalenense, fez o resto da formação no FC Gaia, clube pelo qual se sagrou campeão nacional júnior em 2022/2023, mas também integrou a equipa dos crescidos do campeonato primodivisionário orientado por Carlos Resende.
«É fantástico, tenho de agradecer aos meus colegas da Seleção Nacional, ao meu clube, à minha família, que sempre me apoiou para poder treinar tanto para ser um melhor jogador e poder fazer isto e numa idade tão jovem. Nem consigo descrever os sentimentos», declarou o andebolista natural de Vila Nova de Famalicão.
Aos 18 anos, Gabriel espera que o quarto lugar conseguido na Nazaré possa ser inspirador para mais jovens se deixarem encantar pela variante de praia do andebol.
«Estamos a crescer e a equipa está fazer história, como aconteceu com o facto de sermos quartos no Europeu na Nazaré e também nos Jogos Europeus. Estamos cada vez mais perto de estar no topo do desporto e espero que este prémio leve os mais jovens a trabalharem arduamente para chegarmos ao ouro», vincou Gabriel Conceição.