França faz história com ajuda de apelido português

França faz história com ajuda de apelido português

RÂGUEBI08.09.202322:54

Gauleses superaram a Nova Zelândia no arranque do Mundial

 A França fez história no jogo de abertura da 10.ª edição do campeonato do mundo de râguebi ao bater a Nova Zelândia por 27-13 (9-8 ao intervalo). No Stade de France, Paris, os Les Bleus infligiram a primeira derrota dos All Black na fase de grupos num mundial. Nunca nos nove mundiais anteriores os XV neozelandês tinham perdido qualquer um dos quatro encontros desta fase.

  Thomas Ramos foi um dos personagens principais desta histórica vitória, a terceira em nove os duelos registados entre os dois gigantes na competição mundial.  

O internacional francês, cujo apelido Ramos denuncia origens portuguesas (descendente de portugueses nunca manifestou interesse em vestir a camisola dos Lobos e, após um percurso até às seleções sub-20 de França, estreou-se no Torneio das Seis Nações em 2019, frente à Inglaterra), foi autor de 17 pontos (mais de metade dos marcados pela sua seleção). Marcou quatro penalidades (aos 5, 20’, 29’, 65’ e 71’) e um pontapé de conversão (57’). A contabilidade pessoal até poderia ser mais dilatada: o defesa gaulês falhou dois pontapés aos postes (34’ e 60’) no seguimento de duas penalidades. 

Mark Telea (o primeiro marcador do França 2023) somou os dois ensaios (10 ponto) para a Nova Zelândia, no início de cada uma das partes do encontro. Damian Penaud e Melvyn Jaminet fizeram o toque de meta para a França nos segundos 40 minutos (55’ e 78’).

Este sábado, Portugal (Grupo C), de fora esta primeira ronda, estará atento ao jogo Austrália-Geórgia (17h00), em Paris. Antes, há o Irlanda-Roménia (em Bordéus, 14h30). O Inglaterra-Argentina (20h00, em Marselha) fecha o dia.