FC Porto tem noite tranquila na Taça Europa
Azuis e brancos impõem-se com autoridade aos suecos do Noorkoping Dolphins no Dragão Arena, por 84-64, e lideram o Grupo E da Taça Europa à quarta jornada.
O FC Porto venceu os suecos do Norrkoping Dolphins por 84-64, esta quarta-feira à noite no Dragão Arena, em jogo da 4.ª jornada da Taça Europa, e ascendeu à liderança do Grupo E, com oito pontos, mais um do que os turcos do Manisa BBSK.
O primeiro período ainda foi equilibrado, com o FC Porto a entrar demasiado estudioso das tendências do adversário e a demorar o seu tempo a impor-se, descomprimido, mas congruente nas suas ações. Essa calmaria permitiu aos suecos lideraram durante os minutos iniciais, embora mantidos a uma distância segura suficiente para ser anulada e ligeiramente superada (21-19) na reta final do quarto inicial.
Após esta aparente dormência, os portistas aceleraram e desde logo dilataram a vantagem com um parcial de 10-0 que atordoou os nórdicos, que chegaram a ver-se a 18 pontos. Superior em todos os momentos do jogo, o FC Porto percebeu que os golfinhos de Norrkoping estariam mais à mercê do que no jogo na Suécia, onde a vitória esteve incerta e foi bem mais suada (79-71).
Neste segundo período na sua Arena, o dragão foi dominante e conclui-o com expressivo resultado parcial (21-8), que fixou, em 15 pontos (42-27), o seu avanço ao intervalo. Nesta metade finda da partida, dois jogadores em destaque num coletivo inspirado e coeso azul e branco: Anthony Barber, com 11 pontos, e Aaron Harrison, com nove.
No terceiro período, quem pudesse esperar que as facilidades dos portistas nos anteriores os levassem ao deslumbramento (ainda que a algum…), cedo se desenganou. Aqueles não pararam de dilatar os seus números no marcador, ainda que a um ritmo inferior. A dois minutos do termo do quarto eram 20 os pontos que separavam as equipas e muito pouco o que distava a vitória da formação orientada por Fernando Sá. Nem os oito menos com que se atingiu o final do período (22-25) pareciam ameaçar o êxito do FC Porto (64-52).
Nem esta reação dos golfinhos, que chegou a reduzir a dez a sua desvantagem, atemorizou os dragões, que voltaram a imprimir uma toada autoritária ao jogo, bastando-lhes para se terem salvaguardado de imprevisto (ou seria mais uma improbabilidade) e assim garantirem, em noite para si tranquila, uma vitória que, com mais algum ímpeto, poderia ter sido bem mais avantajada (20-12).
No próximo jogo da fase de grupos da Taça Europa, o FC Porto defronta o último classificado do grupo, Bakken Bears, na Dinamarca, no próximo dia 15 (17h30).