Andebol FC Porto sem hipóteses de seguir em frente na Champions
O FC Porto vai poder repetir a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões tal como em 2022. No final de tarde desta quinta-feira, os campeões nacionais perderam em casa dos húngaros dos Telekom Veszprém HC, por 30-32, em jogo da 13.ª jornada do grupo A, hipotecando assim as remotas hipóteses de seguir em frente na fase de grupos na qual apenas somaram uma vitória, quando faltam cumprir duas rondas ao emblema azul e branco, que tem um jogo em atraso com os croatas do Zagreb.
Frente aos terceiros classificados do grupo, o FC Porto, que é oitavo e último, revelou-se um adversário à altura, nomeadamente no capítulo da defesa por parte do guarda-redes Sebastian Frandsen que fez 15 defesas em 41 remates (36%). Na baliza oposta o espanhol Rodrigo Corrales inviabilizou 12 golos em 42 tentativas portistas, mas a maior dor de cabeça da turma orientada por Magnus Andersson dá pelo nome de Yehia Elderaa, bem-sucedido em 12 dos 14 remates que fez.
Do lado do FC Porto, António Areia foi o mais certeiro, com seis golos, sendo que Daymaro Salina e Victor Iturriza assinaram cinco num jogo em que o intervalo chegou com o marcador a assinalar 15-14, seguido de uma segunda parte muito equilibrada. Entre vários empates no placard, os portistas estiveram na frente por breves instantes (20-21) com um golo da autoria de Iturriza, mas depois correram atrás de um prejuízo que não conseguiram inverter.
Os dragões, recorde-se, voltam a jogar para a Champions este domingo, diante dos croatas do Zagreb em embate atrasado da 12.ª jornada, sendo que se despedem da competição no dia 2 de março frente aos polacos do Wisla Plock.