FC Porto estreia-se com empate na Champions
Campeão europeu não foi além de uma igualdade a um golo frente ao Lleida na jornada inaugural do grupo C de qualificação para a fase de grupos da prova
FICHA DE JOGO
Qualificação – Grupo C - 1.ª jornada
Pavilhão Municipal 11 de setembro, em Lleida
Árbitros: Claudio Ferraro e Filippo Fronte, de Itália
LLEIDA, 1-FC PORTO, 1
Ao intervalo: 1-1
LLEIDA – Marti Zapater (gr), Nuno Santos (3’), Xavier Aragonés, Nicolás Ojeda e Sergi Folguera; Julian Martínez, Sebastià Moncusi, Sergi Dusc, Jordi Batia e Javi Sánchez (gr)
Treinador: Eduard Amat (gr)
FC PORTO - Xavi Malián (gr); Edu Lamas, José Rafa Costa (11’), Gonçalo Alves e Hélder Nunes; Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Carlo Di Benedetto, Roc Pujadas e Leonardo Pais (gr)
Treinador: Ricardo Ares
Marcha do marcador: 1-0 e 1-1
Com o Lleida a organizar esta poule, foi precisamente o emblema do país vizinho a começar melhor e aos três minutos inaugurou, de penálti, o marcador, golo obtido pelo português da equipa espanhola, Nuno Santos.
O detentor do cetro, que contou com o regresso de Carlo Di Benedetto após lesão, não se atemorizou, patinou mais tempo na pista adversária e aos 11 minutos chegou ao empate, por José Rafa Costa, que ao segundo poste aproveitou a assistência açucarada de Hélder Nunes.
Com ambas as equipas tímidas e pragmáticas, ainda assim foi o FC Porto a criar as melhores oportunidades e já na segunda parte Hélder Nunes, de livre direto, acertou no poste da baliza de Zapater. Doze minutos depois, aos 43’, novo livre direto para os azuis e brancos, com Gonçalo Alves a permitir a defesa ao portero espanhol.
Aos 46’, foi a vez do Lleida ter soberana oportunidade para desfazer o empate, mas Sergi Folguera, também na conversão de um livre direto, decidiu …inventar e fez falta (ao levantar muito a bola). Até final, foi o dragão foi mais felino na procura da vitória, mas o jogo terminou empatado. E para critério de desempate, houve lugar à marcação de livres diretos, com o Lleida a levar a melhor, por 2-1.
O FC Porto volta a jogar nesta tarde de sábado, pelas 15 horas, frente aos franceses do Noisy, e domingo, pela fresca (10 horas), defronta outro emblema gaulês, o Coutras, em teoria as equipas mais fracas desta poule. Recorde-se que os dois primeiros classificados apuram-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões.