FC Porto é lider isolado após triunfo no último segundo

FC Porto é lider isolado após triunfo no último segundo

BASQUETEBOL17.01.202422:37

Dragões derrotaram a Oliveirense no jogo de atraso referente à 3.ª jornada da Liga Betclic

A temporada do FC Porto começa a estar bem encaminhada. Depois de uma vitória fora de casa contra o Gottingen na Taça Europa – cujo resultado deixa os dragões mais perto da qualificação para os quartos de final da competição europeia, e após uma vitória arrancada a ferros contra o Sporting para a Taça de Portugal, agora os azuis e brancos agarraram a liderança isolada da Liga Betclic, depois de duro triunfo contra a Oliveirense, por 74-72, na Dragão Arena.

O teste era exigente, já que a turma de Oliveira de Azeméis derrotou o Benfica por duas ocasiões, nesta temporada, e venceu o último encontro contra o Sporting, na 7.ª jornada. Os visitantes queriam assim derrubar o terceiro ‘grande’ de Portugal, num jogo em atraso referente à 3.ª jornada do campeonato.

E assim entraram no primeiro período, com boa eficácia nos lançamentos (60%) e mostrando-se muito físicos defensivamente, conseguindo 10 ressaltos neste espaço de tempo. Mas face a esta agressividade, os dragões conseguiram ganhar 11 lançamentos livres, mas apenas aproveitaram cinco destes, contribuindo para a escassa vantagem do conjunto orientado por João Figueiredo (22-25).

Mas a quebra de rendimento dos oliveirenses foi visível no segundo período – marcaram 14 pontos -, aliada ao facto de a formação caseira se encontrar mais confortável na partida, com destaque para Cleveland Melvin que marcou 9 pontos, tendo marcado lançamento na passada para dar a liderança ao FC Porto na ida para o intervalo (41-39).

Apesar do descanso entre as duas partes, foi visível o desgaste nos jogadores portistas, uma vez que realizavam o terceiro jogo no espaço de sete dias e a qualidade de jogo baixou para ambos os lados, mas, ainda assim, a disputa pela vitória estava bem acesa. Os pupilos de Fernando Sá começaram a ser mais bem-sucedidos atrás da linha de 3 pontos, ainda que continuassem a falhar os lançamentos livres.  

A 25 segundos do fim do terceiro período, com 57-55 a favor do conjunto de Fernando Sá, Aaron Harrison falhou triplo e deu oportunidade aos visitantes de empatarem o duelo numa das últimas posses de bola, mas André Bessa não conseguiu furar a defesa dos dragões e deixou as equipas separadas por dois pontos à entrada dos últimos dez minutos, que ficaram marcados por níveis de alta tensão. 

A meio do último período, o Porto vencia por 67-62, de seguida a turma de Oliveira de Azeméis não só empatou como saltou para a liderança do encontro com afundanço de Justin Gordon (69-70) a 27 segundos do final. Na posse de bola seguinte, Anthony Barber iguala a partida com ruidosa celebração dos adeptos, ao marcar um de dois lances livres (70-70). Mas só no último segundo é que os fãs portistas suspiraram de alívio. 

Depois de nova falha da linha de dois pontos, Nuno Sá consegue ressalto ofensivo para descobrir novamente o norte-americano na extremidade do campo, onde este marcou triplo para sentenciar a partida e dar o primeiro lugar na Liga Betclic ao FC Porto.