FC Porto consegue reviravolta contra Benfica e vence Jogo 1 da final
Dragões venceram encarnados por 5-3 no prolongamento
FC Porto venceu, este sábado na Dragão Arena, o Jogo 1 da final do campeonato nacional, depois de bater o Benfica por 5-3 num encontro que ficou apenas decidido no prolongamento.
O Benfica até entrou melhor no encontro, aproveitando um começo ansioso por parte dos dragões, com uma novidade na baliza. Apesar de Pedro Henriques estar disponível, foi Bernardo Mendes que voltou a assumir a baliza.
Os encarnados mostraram-se melhores a criar espaços na defesa azul e branca, ao passo que o conjunto nortenho revelou-se sem ideias no departamento ofensivo.
Nil Roca inaugurou o marcador, para dar vantagem às águias, que reagiram da melhor forma ao golo do empate de Carlo di Benedetto, já que no minuto seguinte, o irmão do Benfica, Roberto, devolver a liderança.
A formação de Ricardo Ares, depois do intervalo, apresentou-se em melhor forma, ao passo que o Benfica podia ter ampliado a vantagem depois de bola na trave de Xavier Málian.
Mas a verdadeira mudança só se verificou com a entrada de Rafa no segundo tempo do duelo. O português do FC Porto ia conseguindo encontrar espaços, e perigo, na área encarnada, dando alento aos colegas de equipa.
Os dragões foram crescendo na segunda parte, mas o golo do empate surgiu com alguma sorte, já que o remate de Gonçalo Alves foi desviado por di Benedetto, traindo o guardião Bernardo Mendes.
Assim, a discussão do embate seguiu para prolongamento, e, apesar de melhor começo da turma de Nuno Resende - acertou na trave e fez o 3-2 no arranque do tempo extra -, os azuis e brancos conseguiriam a reviravolta.
Roberto di Benedetto voltou a empatar (3-3) de livre direto - também com alguma sorte à mistura, pois a bola desviou em Bernardo Mendes para entrar - e Rafa bisou na partida para sentenciar o duelo.
Com este resultado, o FC Porto adianta-se na final (1-0) e o Jogo 2 realiza-se na quarta-feira, na Luz, com início agendado para as 20 horas.
(notícia atualizada às 17.34 horas)