«Daremos tudo na final por Portugal»

Hóquei em patins «Daremos tudo na final por Portugal»

HÓQUEI EM PATINS21.07.202322:47

Cinco jogos europeus depois do arranque e apenas um empate, contra a anfitriã Espanha, colocaram Portugal na final, cumprindo o objetivo, referem tanto o selecionador Renato Garrido como o guarda-redes Pedro Henriques e o capitão João Rodrigues no final da quarta vitória e segunda em três dias sobre a França, desta feita por 5-2. Repousar, preparar a final e sonhar com a repetição da vitória de 2016 são os próximos passos.

O guarda-redes Pedro Henriques colocou um travão nas aspirações dos franceses, sobretudo na segunda parte, durante a qual a bola nunca entrou na baliza portuguesa, quer através dos lances de bola corrida quer nos remates de bola parada em favor da França. Na primeira parte, o vice-campeão europeu também beneficiou de quatro oportunidades de golo por faltas de Portugal, mas apenas converteu duas.

   

«A França merece todo o nosso maior respeito. Esta mesma França eliminou a Espanha nos quartos de final do último Mundial. Penso que fez um bom jogo aqui, com mais bolas paradas do que é normal, mas superámos com o coletivo», considerou o guardião do Benfica.

Superada a meia-final, o guardião, o capitão e o selecionador manifestaram a ambição de vitória, «independentemente do adversário». Renato Garrido reforçou o «muito orgulho» do grupo na qualificação para a final, «depois do Mundial na Argentina [Portugal foi finalista vencido]». Em Espanha, a equipa «tudo dará, por Portugal, pelo hóquei em patins nacional e para dignificar ao máximo a modalidade».

Pedro Henriques antecipou «descanso e a preparação do jogo da final da melhor forma possível» para obterem «a melhor de versão de Portugal e a conquista de mais um Europeu».

Enquanto João Rodrigues lembrou que a equipa «trabalhou muito» desde a preparação pelo objetivo da final. «Podem contar com um Portugal ambicioso que deixará tudo em campo», prometeu o capitão