Benfica vence Sporting e está na final da Taça

Voleibol Benfica vence Sporting e está na final da Taça

VOLEIBOL11.03.202320:50

O Benfica ganhou o dérbi lisboeta com o Sporting por 3-0 (20-25, 22-25 e 19-25), ao final do dia de hoje, em jogo referente à primeira meia-final da Taça de Portugal, cuja final 4 decorre em Viana do Castelo.

Detentoras do troféu e recordistas com 19 vitórias na prova rainha, as águias viram os leões entrar com um parcial de 3-0 com pontos de José Masso, Brian Melgarejo e um ás de Toms Svans. E o primeiro parcial manteve tónica de equilíbrio até que um erro de Tiago Barth permitiu que o Benfica tomasse, pela primeira vez, a dianteira do jogo (6-7).

O bloco dos encarnados entrou em ação por intermédio do capitão Hugo Gaspar e de Tiago Violas, distribuidor que permitiu a primeira vantagem de dois pontos (8-11). Com mais ou menos capacidade de reação, o Sporting perdeu o comboio do set selado com erro no serviço de Melgarejo.

O segundo set arrancou com o Benfica em vantagem do princípio ao fim, tendo chegado a um hiato de cinco pontos (7-12). Os leões aproximaram-se, no final do set, mas com um erro no spike de Masso, os homens de Marcel Matz selara o setpoint.

Os comandados de João Coelho não se deram por vencidos no terceiro parcial, lideraram por 5-2, mas de uma assentada, com um remate e um bloco sem mácula, André Aleixo colocou o Benfica e igualdade, mas só mais tarde o mesmo Japa deu o ponto que permitiu aos encarnados deslocarem (13-15). Longe estava, porém, da decisão estar tomada. Com trocas na liderança, um parcial de 7-0 rematado com um bloco de Peter Wohlfi deu a vitória aos encarnados que, agora, aguardam pelo desfecho da outra meia-final entre a Fonte do Bastardo e o Castêlo da Maia que só terá lugar às 22.30 horas, no Pavilhão de Monserrate, depois da turma açoriana ter tido problemas com o voos para sair da Ilha Terceira.

Rafa Oliveira, do Benfica, foi o melhor pontuador do jogo (15), apenas com menos um ponto do que José Masso (14), do Sporting.

O adversário das águias na final será o Fonte do Bastardo, que bateu o Castêlo da Maia por 3-0.

Notícia atualizada às 00.16 deste domingo, após a conclusão da segunda meia-final