Benfica recebe adversário «maldito» com o quarto em jogo
Águias não vencem o OC Barcelos há mais de dois anos; Sporting também tem teste duro à liderança
Nem FC Porto, ou Sporting, nem mesmo Oliveirense. O adversário a quem o Benfica não consegue ganhar há mais tempo, é a equipa que neste sábado visita a Luz, com possibilidade de roubar ao campeão nacional o quarto lugar, na 11.ª jornada do campeonato (17h).
Há mais de dois anos que as águias não sabem o que é ganhar ao OC Barcelos. Na última época, que culminou com o regresso do Benfica ao topo do hóquei nacional, os barcelenses impuseram-se nos dois encontros, vencendo em casa (3-2) e em Lisboa (5-2). E já na época anterior tinham empatado em Barcelos, sendo que a o último triunfo encarnado data de outubro de 2021.
Agora, a equipa orientada por Paulo Freitas chega a esta ronda numa sequência de sete jogos sem perder e com a possibilidade de ultrapassar o conjunto de Nuno Resende, uma vez que nova vitória permite aos minhotos ultrapassarem o Benfica.
As águias, porém, principalmente depois do deslize que resultou na derrota fora com o Riba D’Ave, não tem margem de erro e precisa de um triunfo para não deixar fugir ainda mais os adversários diretos na luta pelo título. Além disso, dentro de cinco dias há novo dérbi com o Sporting, desta feita para a Liga dos Campeões, e toda a confiança é bem-vinda.
SC Tomar testa o líder
Com os mesmos 20 pontos que o OC Barcelos, o SC Tomar também viaja até à Segunda Circular para defrontar o líder Sporting (15h), noutro jogo entre equipas de Champions.
Ainda com a histórica vitória sobre os leões na final da Taça de Portugal bem presente na memória, os nabantinos vão procurar fazer o que nunca conseguiram: derrotar o conjunto de Alvalade em jogos do campeonato.
Pela frente uma equipa que esta época só perdeu com o Benfica (Elite Cup) e com o FC Porto (campeonato) e que tem a surpreendente Oliveirense ‘à perna’ na luta pela liderança.
A equipa de Oliveira de Azeméis que, diga-se, recebe o Turquel (18h) e está de olho em qualquer deslize dos leões que lhe permita isolar-se na liderança.
Já o FC Porto, que completa o pódio com apenas menos um ponto do que o duo de líderes, joga no Dragão Arena com o Riba D’Ave (18h) e deve estar alerta pelo que o penúltimo classificado fez há apenas duas semanas quando venceu o Benfica.