Benfica e FC Porto multados em seis mil e três mil euros

Hóquei em patins Benfica e FC Porto multados em seis mil e três mil euros

HÓQUEI EM PATINS12.08.202323:13

Benfica e FC Porto foram castigados em seis mil e três mil euros, respetivamente, devido ao «comportamento incorreto» dos respetivos adeptos em partidas do play-off da última edição do Campeonato Placard, entendeu o Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal.

Em relação ao valor mais elevado imputado ao Benfica, os acontecimentos reportam à primeira partida da final, a 8 de junho, no Pavilhão Fidelidade do Estádio da Luz (4-2). Segundo o acórdão do processo disciplinar, os adeptos acenderam tochas por três vezes no meio da claque e arremessaram água para a baliza do Sporting, obrigando à interrupção da partida durante dois minutos para limpeza do piso.  

O Conselho de Disciplina aplicou a sansão única de seis mil euros pelo cúmulo de três mil respeitantes a cada infração (uso de tochas e arremesso de água sancionados respetivamente em 3040 euros).

Os factos a penalizar o FC Porto reportam à quarta partida da meia-final com o Benfica, no Dragão Arena (5-2).

O comportamento incorreto do público traduziu-se em «agressões» de adeptos ao guarda-redes Pedro Henriques quando abandonava a pista por cartão azul e ao arremesso de moedas e uma camisola aos visitantes. «Pese embora tenha sido referido o arremesso de copos, garrafas e papéis amassados, inclusivamente por parte do relatório de policiamento desportivo e das testemunhas ouvidas no processo, tais elementos não serão considerados nos presentes autos, porquanto o Arguido deles não estava devidamente notificado pela estrutura acusatória», está escrito no acórdão do processo disciplinar.   

Na primeira situação, quando Pedro Henriques saía da pista, «na sequência da amostragem do cartão azul [a 2,55 minutos do final do clássico], o mesmo foi agredido por um espetador afeto ao Clube Arguido mediante empurrão que o levou a desequilibrar-se e a cair, tendo o mesmo jogador sido novamente empurrado por outro adepto do Clube Arguido no momento em que se levantou», conforme pode ler-se no documento.

Cada uma das infrações foi quantificada em 1520 euros, traduzidas no total de três mil.