Benfica assegura meia-final da Divisão de Honra
Fotografia Luís Cabelo

Benfica assegura meia-final da Divisão de Honra

RÂGUEBI05.05.202420:09

XV encarnado vence CDUL por 23-16 com grade exibição do médio-abertura José Rodrigues. Garante, pelo segundo ano consecutivo, o jogo que antecede a final.

O Benfica apurou-se, este domingo, para a meia-final da Divisão de Honra Top 10 ao bater o CDUL por 23-16 (17-8, ao intervalo), num encontro disputado no campo de Honra do Estádio Universitário de Lisboa, casa de ambos clubes.

Depois de três derrotas consecutivas e uma semana após as duas equipas se terem defrontado na 20.ª e última jornada da fase regular, vitória dos universitários (6.º classificado) por 40-31 que viria a custar às águias (3.º) o falhanço da passagem direta ao embate que antecede a luta pelo título, o Benfica reencontrou o caminho dos triunfos.

Nos 100 anos da modalidade no emblema das águias, pelo segundo ano consecutivo esta verdadeira Torre de Babel profissional constituída por jogadores de nacionalidade sul-africana, neozelandesa, brasileira e irlandesa, repete a presença nas meias-finais da divisão maior do râguebi luso.

Arredado dos títulos nacionais desde 2021, o Benfica desloca-se ao campo da Agronomia, na Tapada, em Lisboa, no próximo sábado, 11 de maio, para tentar carimbar o lugar na final.

Com dois ensaios para cada lado, Benfica (Manuel Couto, 11’ e Tomás Picado, 18’), aproveitando a superioridade numérica por amarelo ao universitário Manuel Fati - uso de chuteiras com pitons de alumínio, inapropriadas para o piso sintético - e CDUL (Flávio Conceição, 30’ e Faustino Gama, 79’), José Rodrigues médio-abertura encarnado e internacional português de ascendência sul-africana, autor de três penalidades e duas conversões, foi decisivo no desfecho da partida em que o XV da Luz esteve na frente do marcador desde o minuto 11.