Arranca play-off à procura do 89.º campeão

Basquetebol Arranca play-off à procura do 89.º campeão

BASQUETEBOL10.05.202312:48

Quase oito meses depois da bola ao ar na Liga Betclic 2022/2023 e de 132 jogos disputados numa animada fase regular, assim como numa 2.ª fase que federação e clubes têm de fazer evoluir, começa, esta tarde, com o Benfica-Póvoa - com transmissão em A BOLA TV a partir das 17 horas -, o play-off que decidirá o 89.º campeão de uma competição que só a partir de 1995/96 começou a ser decidida neste sistema a eliminar, e na qual nenhum clube conseguiu o pleno, sendo os encarnados, atualmente, quem soma mais presenças seguidas: 14. Isto sem contar com 2019/20, em que a pandemia interrompeu a prova.


Desde outubro poucas coisas se alteraram. Se Benfica, FC Porto e Sporting eram então os grandes candidatos, os três com mais campeonatos ganhos - respetivamente 28, 12 e 9 - mantêm o estatuto. E dificilmente alguém os contrariará, mesmo com a ronda inaugural a ser decidida à melhor de três. As restantes serão cinco partidas.


Daí que a inesperada reviravolta que as águias conseguiram nas duas últimas jornadas da 2.ª fase do Grupo A, quando saltaram para a primeira posição ao beneficiarem do desaire dos azuis em brancos nos Açores, única vitória do Lusitânia nessa fase, e até depois da derrota dos mesmo na visita da Oliveirense à Dragão Arena, possa tornar-se determinante para que os homens de Norberto Alves defendam o título na final.


Além de deterem o fator casa, evitaram os principais rivais nas meias-finais. Caso não haja surpresas nos quartos, um deles, FC Porto ou Sporting, ficará pelo caminho.


Mas para tal os da Luz terão de eliminar Oliveirense ou Ovarense que num embate entre si decidirão quem segue para as semifinais naquela que se prevê que seja a série mais equilibrada da ronda inaugural. Nas quatro ocasiões que se encontram na Liga, os de Oliveira de Azeméis levaram a melhor por 3-1. Quanto ao Benfica, curiosamente até cedeu um dois dos jogos contra o Póvoa.


Do outro lado da grelha do play-off, o FC bateu o V. Guimarães por duas vezes e o Sporting conseguiu sempre ultrapassar as quatro ocasiões que encontrou o Lusitânia.


A diferença de alguns clubes se terem defrontado duas ou quatro vezes deve-se a V. Guimarães e Póvoa terem estado no Grupo B da 2.º fase. Só aí asseguraram o play-off. Outra curiosidade: há duas épocas na Liga, os poveiros estão de novo no play-off.