Ténis Alcaraz responde a Djokovic: «Sem pressão»
Com a conquista do Open da Austrália, Novak Djokovic regressou à liderança do ranking ATP, destronando Carlos Alcaraz que falhou o torneio devido a lesão. Questionado sobre como será o duelo com o jovem tenista espanhol em 2023, o sérvio fez questão de frisar que o seu «principal rival» continua a ser Rafael Nadal.
«Alcaraz foi número 1, ganhou um Grand Slam e, provavelmente, vai ser a próxima grande figura do nosso desporto. Mas sinto que a rivalidade com Nadal é difícil de eliminar. Talvez tenha sido o maior rival da minha carreira, juntamente com Roger Federer. Ambos me formaram como tenista porque venciam-me no início da carreira e tive de aprender como vencê-los», disse Djokovic numa iniciativa com a Imprensa em Belgrado.
Djoko não escondeu o desejo de defrontar Nadal na final de Roland Garros: «Quando está em forma, é top. Eu e ele, os ‘velhos’, asseguramo-nos de que os jovens não ganham os grandes torneios.»
Palavras que mereceram reação de Alcaraz. «Não é um factor de pressão estar a lutar com Djokovic pela liderança do ranking», disse o espanhol, antes de assegurar: «Os meus objetivos continuam a ser os mesmos: ganhar mais títulos e voltar a ser o número um.»
No regresso ao circuito, Alcaraz conquistou o torneio de Buenos Aires, na Argentina, e está agora no Brasil a discutir o Open do Rio de Janeiro onde já assegurou o apuramento para os oitavos de final com vitória por duplo 6-4 sobre o tenista da ‘casa’ Mateus Alves. Segue-se o italiano Fabio Fognini.