10 momentos de 2023 nas Modalidades
Terminado o ano, o balanço dos últimos 12 meses mostraram-se marcados por regressos e recordes históricos
Olhando para o ano de 2023, podemos encontrar imensos momentos que marcaram os fãs das diferentes modalidades, por isso a tarefa de fazer um balanço anual daqueles que foram os melhores acontecimentos é tarefa necessária, mas árdua. Ainda assim, algumas escolhas são inevitáveis num período que se mostrou rico em recordes históricos, alguns que muitos pensavam ser imbatíveis, tais como o facto de LeBron James se ter tornado no melhor marcador da história da NBA, a incrível série de 10 vitórias consecutivas de Max Verstappen, ou a conquista do 23.º Grand Slam de Novak Djokovic, que se tornou no tenista mais titulado em torneios desta categoria.
Novak Djokovic faz história em Roland Garros
O atual n.º1 mundial registou mais uma temporada histórica no ténis, cimentando-se cada vez mais com o nome mais forte para ser considerado o melhor da história. Mas o momento mais especial de 2023, foi certamente o triunfo na final de Roland Garros. Ao bater Casper Ruud na final, o sérvio conquistou o 23.º Grand Slam e ultrapassou o rival Rafael Nadal na lista de tenistas com mais títulos desta categoria.
Max Verstappen vence 10 corridas consecutivas
Por falar em ultrapassagens, na prova rainha dos desportos motorizados, também houe muita história a ser feita. Max Verstappen registou um domínio absoluto vencendo 19 das 22 corridas do anos. Entre os inúmeros recordes que bateu, destaca-se o que se verificou na vitória do Grande Prémio de Itália, em Monza, o décimo triunfo seguido do neerlandês. Assim, o tricampeão mundial bateu a marca de nove corridas consecutivas conquistadas, anteriormente estabelecida por Sebastian Vettel.
Simone Biles, a ginasta mais medalhada de sempre
A atleta norte-americana esteve afastada durante dois anos das competições e muitos duvidaram do sucesso que teria neste ano, mas o seu regresso foi histórico. Em 2023, tornou-se na ginasta mais condecorada de sempre nos Mundiais de Antuérpia, com 23 títulos individuais e 30 se contarmos com as competições de equipas.
Primeira vitória de Portugal num Mundial de râguebi
Tem de ser mencionada a proeza atingida pelos Lobos, durante o último Mundial de râguebi. Para além de ter sido a segunda participação da Seleção Nacional nesta competição, a turma orientada por Patrice Lagisquet bateu o conjunto das Ilhas Fiji por 24-23, após ensaio no minuto final de Rodrigo Marta e conversão de Samuel Marques, dando a primeira vitória da equipa lusa num Campeonato do Mundo.
LeBron James ultrapassa Kareem Abdul-Jabbar
O norte-americano já tem 39 anos, mas continua ao mais alto nível na NBA. LeBron bateu inúmeros recordes na sua carreira, mas conseguiu quebrar uma marca que muitos pensavam imbatível. A 7 de fevereiro, o quatro vezes campeão ultrapassou os 38,387 mil pontos de Kareem Abdul-Jabbar e passou a ser o melhor marcador da história da liga.
FC Porto vence Liga dos Campeões de hóquei em patins
Foi a terceira vez que os dragões levantaram o troféu da Champions de hóquei em patins, 33 anos depois da última conquista. Nos quartos de final, a turma nortenha superiorizou-se ao rival Benfica (4-2), e depois de suado triunfo contra o Barcelona nas ‘meias’ (4-3), os azuis e brancos derrotaram o clube português AD Valongo por 5-1.
Nuggets vencem NBA pela primeira vez na história
A história da primeira conquista da NBA dos Nuggets começou a 26 de junho de 2014, quando a modesta 41.ª escolha do draft, Nikola Jokic, ingressou a equipa e se tornou no principal motor da vitória do clube de Colorado frente aos Miami Heat, a 12 de junho de 2023. Não só venceu o título como foi destacado como o jogador mais valioso (MVP) da final.
João Almeida alcança pódio no Giro de Itália
Com 24 anos, João Almeida fez o que nenhum ciclista luso fez na história: terminar em terceiro lugar na Volta de Itália, uma das três provas rainhas da modalidade. O feito do português vale a equiparação aos pódios alcançados por Joaquim Agostinho na Volta a França de 1978 e 1979.
Regresso triunfal da Ferrari em Le Mans
Passados 50 anos - a última foi em 1973 -, o construtor sediado em Maranello, Itália, não só voltou a competir na categoria principal do Mundial de Resistência, como também venceu a prova rainha, as 24 horas de Le Mans. A conduzir o 499P, em parceria com a AF Corse, estavam Alessandro Pier Guidi (italiano), James Calado (britânico) e Antonio Giovinazzi (italiano). Desde 1965 que a histórica marca não ganhava a corrida no circuito de la Sarthe desde 1965.
Auriol Dongmo revalida título europeu de pista coberta
Foi mais um ano de importantes conquistas para a atleta lusa, mas aquele que discutivelmente é o ponto alto de 2023 para a mesma foi a revalidação do título europeu de lançamento de peso de pista coberta, em Istambul. Com um arremesso de 19,76 metros, a lançadora portuguesa, superiorizou-se à alemã Sara Gambetta (18,83m) e à sueca Fanny Roos (18,42m).