Wout van Aert anuncia que não correrá o Giro de Itália
Belga ainda está a recuperar de fraturas em várias costelas que o impedem de treinar, a três semanas do início da 'corsa rosa'. O francês Christophe Laporte será o seu substituto.
Wout Van Aert anunciou esta quinta-feira que não participará na Volta a Itália, como estava previsto no seu programa de competição de 2024, no que seria a estreia do corredor da Visma-Lease a Bike na prova.
Duas semanas depois da queda grave na clássica Através da Flandres, na Bélgica, que o impediu de participar na Volta a Flandres e na Paris-Roubaix, cujas vitórias faziam parte dos objetivos do corredor para a temporada de 2024, o Van Aert recorreu às redes sociais da sua equipa para comunicar que também estará ausente do Giro, que arranca dentro de três semanas.
Num vídeo, o belga explica que, embora estando «a recuperar bem das lesões» - fraturas na clavícula e em várias costelas -, estas últimas têm-no «impedido de treinar», pelo que só agora «dará as primeiras pedaladas», pelo que enfrentará «condicionalismos» que o levaram a tomar a decisão.
Assim, após reflexão, o vencedor da clássica Kuurne-Bruxelas-Kuurne anunciou que, «com muita pena», não participará na Volta a Itália, em que era suposto estrear-se esta temporada, constituindo «o segundo objetivo da época».
«A saúde é uma prioridade e com lamento tomo esta decisão», afirma Wout van Aert.
Wout van Aert será substituído no Giro por Christophe Laporte, anunciou a Visma-Lease a Bike. Embora o francês não tenha as mesmas qualidades do belga, é um elemento que poderá ser importante para formação neerlandesa no apoio ao velocista Olav Kooij, além de poder ter liberdade de ação em algumas etapas. Laporte estreia-se na corsa rosa.
A Visma anunciara há dois dias que o neerlandês Wilko Kelderman també não participará na Volta a Itália.
Resta saber o que Wout Van Aert fará nos próximos meses, incluindo a eventual participação na Volta a França.