Duplo medalhado no ciclismo de pista chegou a casa
O ciclista Iúri Leitão foi nomeado «imperador» de Viana do Castelo pelo presidente da câmara local, na sua chegada à cidade, e perante as centenas de pessoas que o quiseram celebrar depois das suas medalhas conquistadas no ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de Paris: ouro e título olímpico em Madison com Rui Oliveira, e prata em Omnium.
Duas horas depois da apoteótica chegada ao Porto, o mesmo entusiamo aconteceu em Viana, na Praça da República.
Ciclistas foram surpreendidos com centenas de fãs presentes no Aeroporto de Sá Carneiro; apelaram a mais apoio às diferentes modalidades; falaram do festejo à Cristiano Ronaldo e lamentaram morte de José Manuel Constantino
«Este é um dia inesquecível. Nunca imaginei que a receção pudesse ter esta dimensão. Estou completamente incrédulo. Consigo sentir o orgulho que as pessoas sentem por este resultado e por ser um vianense a conseguir estes feitos históricos únicos no desporto nacional», disse aos jornalistas.
Veja as imagens da Rádio Alto Minho:
«Não posso dizer que estou propriamente surpreendido porque foi exatamente para isto que trabalhei. Se não aproveitar o embalo vou estar a desperdiçar o trabalho que fiz até agora. Isto é o que eu faço há muitos anos e trabalho para ser um dos melhores do mundo», disse.
«Queremos que sejas o nosso imperador, o imperador de Viana do Castelo, porque vencer como ele venceu só está ao alcance dos imperadores», afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, que deixou a promessa de, na próxima reunião de câmara, propor a atribuição de cidadão de honra da cidade a Iúri Leitão.
Imagens da câmara: