Teresa Bonvalot ganhou bateria... com prancha emprestada

Surf Teresa Bonvalot ganhou bateria... com prancha emprestada

SURF05.04.202320:38

Antes da estreia de Teresa Bonvalot no Caparica Surf Fest 2023, última etapa do circuito europeu de qualificação (Qualifying Series), o speaker pediu ajuda a quem estava na zona dos atletas, na praia do Paraíso, na Costa da Caparica, para tentarem encontrar a chave do automóvel da ex-campeã europeia.  

«Perdi as chaves do carro», explicou Teresinha, impossibilitada de aceder às «para aí seis pranchas» guardadas na viatura, recorrendo a uma (prancha) emprestada para competir. Usou uma “prancha de uma aluna (Lua Escudeiro) do Manuel (Gameiro, treinador)”, confessou a vencedora das duas últimas edições da etapa da Caparica, após ganhar a bateria (13,34 pontos) e passar aos oitavos de final. «Uma prancha nova nos pés é sempre diferente, mas o trabalho está feito, vou devolvê-la», sorriu a surfista já garantida no Challenger Series 2023 face ao estatuto de primeira suplente no CT. 

Guilherme Ribeiro e Carolina Mendes deram mais um passo para assegurarem uma das sete vagas masculinas e 4 femininas para o CS. Gui Ribeiro enfrentará (ronda 32) os 'rivais', Timothe Bisso (7.º), um dos 11 gauleses à frente do campeão nacional e o basco, Adur Amatriain (13.º). «Estou aqui para fazer o meu trabalho. Se ganhar, não dependo de ninguém, é apontar ao 1.º lugar e não pensar nos outros», disse o 16.º do ranking que tem 14 surfistas à frente na luta por um lugar no circuito de acesso ao Championship Tour, divisão de elite da Liga Mundial de Surf (WSL), dos quais nove podem ainda continuar a pontuar.

Carolina Mendes, 4.ª do ranking europeu, passou à ronda 16 e viu uma adversária direta, Ariane Ochoa (5.ª), ficar pelo caminho. Carol entrará na água numa bateria 75% portuguesa, ao lado de Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes Ariane Ochoa (5.ª). Lucia Machado (6.ª) seguiu para os oitavos também e junta-se (heat 5) a Yolanda Hopkins. 

Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Francisca Veselko e Mafalda Lopes integram a lista de 11 surfistas portugueses ainda em prova (6 femininas e 5 masculinos).