Surf: Antunes perde liderança, Bonvalot falha pódio
O surfista Afonso Antunes ((JORGE MATRENO ANS))

Surf: Antunes perde liderança, Bonvalot falha pódio

SURF12:33

Afonso Antunes (7.º em Pro Anglet) perde liderança do ranking QS. Bonvalot (4.ª) cai um lugar. Segunda parte do circuito europeu regressa em 2025

Afonso Antunes foi eliminado na segunda meia-final do Rip Curl Pro Anglet, quarta etapa do Qualifying Series 2024/2025 (QS), circuito regional europeu da Liga Mundial de Surf (WSL). O surfista de Santa Cruz finalizou em sétimo (1258 pontos) e perde a liderança do ranking do QS para o vencedor da etapa, Keoni Lasa, 10.º antes da etapa francesa.

No último dia do evento de Anglet, França, Teresa Bonvalot terminou em 4.º lugar numa final que coroou a jovem francesa de 13 anos, Tya Zebrowski, líder do ranking, três vitórias em quatro etapas. As concorrentes de Teresa Bonvalot, a basca Annette Gonzalez Etxabarri (2.ª) e a israelita Anat Lelior (3.ª) aproveitaram e ultrapassaram a surfista portuguesa na hierarquia europeia. Bonvalot ocupa agora a 5.ª posição, dentro da linha que apura o top-5 para o Challenger Series 2025, circuito de acesso ao Championship Tour 2025 (CT).  

Na prova masculina, Afonso Antunes somou 8,50 pontos (4,10 pts+4,40 pts) numa bateria onde sobressaíram os bascos Adur Amatriain e Keoni Lasa.

Após uma meia-final prometedora com uma pontuação de 14,10 pontos (6,50+7,60), na 12.ª final na carreira do circuito europeu (venceu seis, incluído no ano passado em Anglet) a nota baixa da onda de backup (0,50 pontos) penalizou Teresa Bonvalot (5,17 pts, no agregado das duas melhores ondas) face à concorrência na bateria de todas as decisões.

No evento que encerrou o ano civil 2024, entre os surfistas que ainda sonham com o acesso ao circuito secundário da WSL, Francisca Veselko e Carolina Mendes terminaram em nono lugar e Guilherme Ribeiro foi 13.º.  Kika Veselko é 6.ª do ranking, Carol, 8.ª e “Gui” ocupa a 19.ª posição.