Sporting lidera Nacionais de clubes em Viseu
Sporting domina em femininos e corre a passos largos para o 53.º título nacional

Sporting lidera Nacionais de clubes em Viseu

ATLETISMO13.07.202423:49

Leoas dão passos largos para conquistar 53.º título em femininos, enquanto em masculinos a luta está renhida com a diferença de apenas um ponto

O Sporting lidera os Nacionais de clubes de atletismo, após a primeira jornada, em Viseu, com mais um ponto do que o Benfica em masculinos, e destacado em femininos, com mais 21 pontos do que as ‘encarnadas’.

Na pista do Estádio do Fontelo, Sporting e Benfica repartiram vitórias em 22 das 23 provas do primeiro dia, com a exceção a ser Mariana Machado, que deu o triunfo ao Sporting de Braga nos 5.000 metros femininos.

Em masculinos, o Sporting entrou a vencer com um triunfo de Emmanuel Eseme nos 100 metros, mas na resposta o Benfica, por Isaac Nader, venceu os 1.500 metros.

Em femininos a equipa do Sporting (4x100 metros) venceu, com uma marca de 44,45 segundos que passa a constituir novo recorde nacional de clubes, alcançado pelas atletas Beatriz Andrade, Patrícia Rodrigues, Lurdes Oliveira e Lorène Bazolo.

A corrida dos 5.00 metros foi decidida ao sprint, com Rúben Amaral a bater Duarte Gomes e a garantir oito pontos para o Sporting, enquanto Francisco Belo conquistava a pontuação máxima para o Benfica no lançamento do peso.

Carlos Pitra passou a fasquia colocada a 5,35 metros (a sua melhor marca do ano), no salto com vara, derrotando o favorito Pedro Buaró, que saltou 5,25.

O Sporting dominou em femininos com vitórias de Bazolo nos 100 metros, no lançamento do martelo, onde a dinamarquesa Katrine Jacobsen não deu hipóteses à concorrência, e no salto em comprimento, por Evelise Veiga

Uma das surpresas da tarde foi o triunfo de Ana Leite no salto em altura, com a atleta do Benfica a ultrapassar a fasquia colocada a 1,77 metros, mas o Sporting acabaria por reforçar a vantagem na frente com Liliana Cá a confirmar o favoritismo e a vencer o lançamento do disco.

Este domingo, desfazem-se as dúvidas no Nacional de clubes da I divisão.