Vela Sexto lugar com Paris no horizonte olímpico dos 470
Diogo Costa e Carolina João formam a dupla portuguesa com melhor classificação nos Mundiais das classes olímpicas, primeira fase de apuramento para os Jogos de Paris-2024, no qual a tripulação figura em sexto lugar na classe 470.
Embora não tenha entrado na jornada desta terça-feira com bons ventos – cortou a linha de chegada em 23.º -, os dois velejadores portugueses descartaram esse que representa o pior resultado na competição a decorrer nas águas de Haia, Países Baixos.
O segundo lugar na regata seguinte, apenas superado pela tripulação da Grã-Bretanha, e um quinto posto no derradeiro percurso do dia, mais assoberbado competitivamente para compensar as condições atmosféricas que apenas permitiram a realização de uma regata véspera, serviram que Diogo Costa/Carolina João subissem duas posições na geral até sexto.
Com um total de 51 pontos, a dupla do Sport Algés e Dafundo ainda dista dos 17 da tripulação que comanda a frota ouro, formada pelos japoneses Keyju Okada e Miho Yoshioka. Os alemães Simon Diesch e Anna Markfort são segundos com 41.
Em matéria de qualificação olímpica na qual, recorde-se, há apenas oito vagas por país, Portugal segue em quinto, dado haver duas tripulações japonesas e uma francesa que, na qualidade de anfitrião, tem lugar automaticamente reservado.