Segunda vitória de Tim Merlier nos Emirados

Ciclismo Segunda vitória de Tim Merlier nos Emirados

CICLISMO25.02.202314:26

Na ultima oportunidade para os sprinters, Tim Merlier (Soudal) aproveitou a boa colocação na curva que antecedia a reta da meta e num explosivo sprint venceu a 6.ª etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, que teve partida e chegada a Abu Dhabi, depois de percorridos 166 km. Sem dificuldades orográficas, sem vento e por estradas do deserto sem publico, a etapa viveu durante muitos quilómetros da fuga de  Samuele Zoccarato (Green Project), Edward Planckaert (Alpecin) e Larry Warbasse (AG2R), anulada a 6 km da meta já dentro da cidade de Abu Dhabi. Num sprint massivo o belga Tim Merlier foi convincente e registou a segunda vitória na competição depois de ter vencido a 1.ª etapa.

«Foi um final muito agitado e nervoso, talvez por ser a ultima oportunidade para os velocistas. Nos últimos quinhentos metros coloquei-me na posição certa que foi fundamental para sprintar para a vitória, a que não faltou um pouco de sorte, é que além da etapa conquistei em definitivo a camisola dos pontos», afirmou Merlier que registou a 26.ª vitória como profissional.

A última etapa que se corre no domingo vai decidir a geral, a ligação entre Hazza Bin Zayed Stadium e Jebel Hafeet na distância de 153 km, finaliza a 9268 metros de altitude com a meta instalada no final da subida com 10,8 km com rampas de 11 por cento. «O objetivo é vencer a geral mas vou tentar vencer a ultima etapa. Tivemos uma boa semana e a vitória no contrarrelógio por equipas até foi inesperada. Plapp e Bilbao são os principais adversários, como a subida é longa muito coisa poderá vir a acontecer e não podemos descartar uma surpresa», afirmou  o líder da competição Remco Evenepoel, que parte para a ultima etapa com a vantagem de 9 segundos para Luke Plapp (Ineos) e 13 segundos para Pello Bilbao (Bahrain).  

CLASSIFICAÇÕES

6.ª ETAPA

1.º Tim Merlier (Bel/Soudal) 3.41,12 h à média de 45,027 km/h;

2.º Sam Bennett (Irl/Bora) mt;

3.º Dylan Groenewegen (Ned/Jayco) mt;

4.º Olav Kooij (Ned/Jumbo) mt;

5.º Fernando Gaviria (Col/Movistar) mt.

GERAL:

1.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal) 19.55,40 h;

2.º Luke Plapp (Aus/Ineos) a 9 s

3.º Pello Bilbao (Esp/Bahrain) a 13 s;

4.º Stefan De Bod (Rsa/EF Education) a 1,03 m;

5.º Wout Poels (Ned/Bahrain) a 1,06 m.