Ciclismo Santiago Mesa lidera Grande Prémio Anicolor
Num percurso sem grandes dificuldades orográficas e propício aos roladores, o colombiano Santiago Mesa (ABTF-Feirense) foi o vencedor da 1.ª etapa do Grande Prémio Anicolor, percorrida entre Oiã e Águeda na distância de 166,1 km, seguido do venezuelano Leangel Linarez (Tavfer) e Luís Carlos Chia (CC Loulé) também oriundo da Colômbia.
A fuga de Daniel Dias (Credibom) e Emanuel Duarte (Efapel) teve resposta de um grupo de 11 ciclistas, que por falta de entendimento e porque o pelotão não estava interessado em grandes ousadias, anulou os fugitivos com 103 km percorridos. Com várias tentativas de fuga a não passarem das intenções, o pelotão surgiu compacto na reta da meta em Águeda, com Santiago Mesa a conseguir a segunda vitória em Portugal depois de ter sido o vencedor da Prova de Abertura em Ílhavo.
«Era uma das provas que apontava para este ano e espero que não seja a última. Estou muito feliz por esta vitória, agradeço à equipa que trabalhou muito nos últimos quilómetros e me deixou bem colocado na reta da meta. Sabíamos que tínhamos ciclistas capazes de controlar a corrida na parte final para que pudesse discutir o sprint. A etapa de amanhã é muito mais difícil por ter muita montanha, não sendo um percurso que se adapte às minhas caraterísticas. Vamos ver como decorre a etapa e como estão as pernas, com a ajuda dos meus companheiros iremos lutar pelo melhor resultado, como todos estamos em igualdade de tempo a vitória até pode ficar na ABTF Betão-Feirense», declarou Santiago Mesa com 25 anos e natural de Medellín.
A última etapa com a extensão de 148,4 km, tem partida de Oliveira do Bairro às 12.00 h e final em Águeda cerca das 15.30 h, com um percurso exigente que inclui quatro contagens de montanha, com as ultimas três nos 45 km finais e que deverão ser decisivas para a classificação geral, numa prova sem bonificações.
Dos 131 ciclistas que alinharam à partida desitiram 26, as equipas mais penalizadas foram Maia com seis e Porminho Team e ACDC Trofa com cinco ciclistas que ficaram pelo caminho.
1.ª Etapa Oiã - Águeda 166,1 km
CLASSIFICAÇÕES - ETAPA E GERAL
1.ª Etapa e Geral Oiã-Águeda 166,1 km:
1.º Santiago Mesa /Col/ABTF-Feirense) 3.35,34 h
à média de 46,018km/h
2.º Leangel Linarez (Ven/Tavfer-Mortágua) mt
3.º Luís Carlos Cia (Col/Centro Ciclismo Loulé) mt
4.º Luís Mendonça (Por/Glassdrive) mt
5.º Rafael Silva (Por/Efapel) mt
6.º Francisco Campos (Por/Fonte Nova) mt
7.º João Matias (Por(Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) mt
8.º António Ferreira (Por/Kelly-Simoldes-UDO) mt
9.º Luís Gomes (Por/Kelly-Simoldes-UDO) mt
10.º Víctor Martinez (Esp/Electro Hiper Europa) mt
MONTANHA
1.º Carlos Salgueiro (Por/AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense)
METAS VOLANTES
1.º André Ramalho (Por/Credibom-LA Alumínios-Marcos Car)
JUVENTUDE
1.º José Maria Martin Muñoz (Esp/Electro Hiper Europa)
EQUIPAS
1.ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua 10.49,42 H
2.ª Electro Hiper Europa mt
3.ª Efapel Cycling mt