Rochele Nunes de volta no Grand Slam de Tashkent
Após ausência no Grand Slam de Baku, Seleção regressa ao Circuito Mundial com oito judocas
Depois de Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando e Anri Egutidze (-81 kg) terem sido os únicos dos 11 elementos que integram a chamada equipa olímpica a marcarem presença no Grand Slam de Paris, onde Portugal apresentou nove judocas, e da Seleção não ter estado no Grand Slam de Baku, sete das principais estrelas da equipa portuguesa irão regressar ao Circuito Mundial no próximo fim de semana, para o Grand Slam de Tashkent.
Entre eles um destaque especial: Rochele Nunes (+78 kg), que está de volta à competição após ter sido operada ao cotovelo, em novembro, para retirar fragmentos de osso que haviam surgido após uma fratura em abril.
Apesar da ausência prolongada, a judoca do Benfica mantém-se em 6.ª no ranking mundial da respetiva categoria e 5.ª na de qualificação para os Jogos de Paris-2024, em ambas a mais alta entre todos os portugueses.
Igualmente em estreia nos tatamis em 2024 o ex-bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg) e a vice-campeã Europeia Patrícia Sampaio (-78 kg), que nem sequer competiram no Grand Prix de Portugal, no final de janeiro, devido a se encontrarem a recuperar de lesões.
SELEÇÃO NACIONAL
Masculinos
-60 kg: Rodrigo Lopes, Benfica
-81 kg: João Fernando, Sporting
-100 kg: Jorge Fonseca, Sporting
Femininos
-52 kg: Maria Siderot, Sporting
-63 kg: Bárbara Timo, Benfica
-70 kg: Tais Pina, Algés
-78 kg: Patrícia Sampaio, Gualdim Pais
+78 kg: Rochele Nunes, Benfica
Selecionadores: Marco Morais e Pedro Soares
Os restantes cinco atletas convocados lutaram em Odivelas, etapa que marcou o início do Circuito esta época e no qual a antiga vice-campeã mundial Bárbara Timo (-63 kg) ficou a uma vitória do bronze.
Telma Monteiro (-57 kg) e Catarina Costa (-48 kg) continuam a recuperar de intervenções cirúrgicas, mas mantêm-se entre os sete judocas — Rochele, Bárbara, Patrícia, Fonseca, Fernando — que, neste momento, estão virtualmente qualificados para os Jogos.