Remco Evenepoel favorito no Tour dos Emirados

Ciclismo Remco Evenepoel favorito no Tour dos Emirados

CICLISMO19.02.202312:31

A inesperada ausência de Tadej Pogaçar na Volta aos Emirados Árabes Unidos que venceu em 2021 e 2022, coloca Remco Evenepoel como principal favorito à geral e adia o duelo entre os dois melhores e mais completos ciclistas da atualidade, que mais vitórias conseguiram na última temporada.

O campeão do mundo regressa aos Emirados quatro anos depois da primeira e única presença, na qual desistiu no decorrer da 4.ª etapa, tem como objetivo preparar a Volta à Itália, na corrida considerada a mais prestigiada do Médio Oriente e de maior importância do ano para o patrocinador da UAE-Team Emirates, que vai apresentar um fortíssimo bloco com Adam Yates (vencedor em 2020), Jay Vine e Brandon McNulty.

Será a 5.ª edição da Volta aos Emirados Árabes Unidos, que se correu pela primeira vez em 2019, depois de uma fusão entre o Abu Dhabi Tour e Dubai Tour, provas iniciadas em 2015 e 2014, com Rui Costa a vencer em 2017 o Abu Dhabi Tour. O Dubai Tour encontrava-se direcionado aos velocistas no qual se destacaram Mark Cavendish, Marcel Kittel e Elia Viviani, o Abu Dhabi Tour tinha na ascensão a Jebel Hafeet a principal referência direcionada a trepadores. A ideia de unir forças e juntar as duas competições teve impacto internacional e acabou por ingressar no calendário World Tour, com um percurso para velocistas, corredores de clássicas e trepadores. Em 2020 a corrida foi encurtada em dois dias devido a um surto de covid-19, sendo declarado vencedor Adam Yates, sucedendo a Primoz Roglic vencedor da primeira edição em 2019.

Na edição deste ano que vai de segunda-feira a domingo, o pelotão enfrenta quatro etapas planas por estradas do deserto, um contrarrelógio por equipas no segundo dia em Khalifa Port com 17,3 km e duas chegadas em altitude em Jebel Jais (3.ª etapa) e no domingo em Jebel Hafeet. A subida de Jebel Jais com 20 km, tem um pendente médio de 5% com o troço mais difícil nos últimos dois quilómetros com a meta a 1.491 metros de altitude. A subida a Jebel Hafeet será decisiva para ordenar a geral, a ascensão com 11 km e uma inclinação média de 7%, apresenta rampas com 11% de desnível.

Entre os velocistas destaca-se a presença de Tim Merlier (Soudal), Sam Bennett (Bora), Dylan Groenewegen (Jayco), Caleb Ewan (Lotto), Sam Welsford (Team DSM) e Arnaud Démare (Groupama) que falhou a Volta ao Algarve por não estar recuperado da covid-19, Fernando Gaviria (Movistar), Phil Bauhaus (Bahrain) e Mark Cavendish que se estreia pela Astana-Qazaqstan. Entre os candidatos juntam-se a Remco Evenepoel, Adam Yates, Jay Vine (Emirados), Pello Bilbao (Bahrain), Luke Plapp (Ineos), Tom Gloag, Sep Kuss (Jumbo), Emanuel Buchmann (Bora) e Geoffrey Bouchard (AG2R). As etapas terminam entre as 12.20 h e 12.40 h hora portuguesa, menos quatro que nos Emirados, prova que não conta a presença de ciclistas portugueses.

ETAPAS

1.ª Etapa Al Dhafra Castle – Al Mirfa                                               151,0 km

2.ª Etapa Khalifa Port – Khalifa Port (CRE)                                        17,3 km

3.ª Etapa Umbrella Beach Al Fujairah – Jebel Jais                           185,0 km

4.ª Etapa Al Shindagha – Dubai Harbour                                           174,0 km

5.ª Etapa Al Marjan Island – Umm al Quwain                                    170,0 km

6.ª Etapa Warner Bros World Abu Dhabi – Abu Dhabi Breakwater  166,0 km

7.ª Etapa Hazza Bin Zayed Stadium – Jebel Hafeet               153,0 km

                                                 Total                                          1.016,3 km