Vela Prata e bronze para Portugal nos Mundiais
Portugal já se estreou no medalheiro dos Mundiais de vela, a decorrer em Haia, Países Baixos. Embora fora da corrida as quotas olímpicas, pois a vela adaptada não faz parte do programa paralímpico dos Jogos de Paris-2024, a dupla Pedro Câncio Reis/Guilherme Ribeiro, em RS Venture sagrou-se vice-campeã na classe, enquanto João Pinto arrecadou o bronze em Hansa 303.
Já sem poder lutar pelo ouro, contra a dupla francesa Ange Margaron e Olivier Ducruix na outra frota, com os quais nunca se cruzaram Reis e Ribeiro terminaram a 10.ª regata em oitava, o pior resultado que descartaram.
Totalizaram, assim 16 pontos, com quatro vitórias, cinco segundos lugares e um terceiro. Os canadianos John McRoberts e Scott Lutes fecharam o pódio, com 19 pontos.
Pedro Câncio Reis e Guilherme Ribeiro tinham surpreendido nos Mundiais de 2022, conquistando o bronze na estreia como tripulação.
João Pinto segurou a terceira posição em que seguia na frota de Hansa 303, com dois terceiros lugares nas derradeiras regatas. O polaco Piotr Cichocki sagrou-se campeão, seguido do japonês Takumi Niwa.
O velejador português totalizou três terceiros lugares, quatro quartos e cortou duas vezes a linha de chegada em quinto, e uma em sexto, naquele que foi o seu pior resultado, logo descartado.