Pelotão do World Tour não sofreu alterações
Equipas a serem confirmadas pela UCI para 2024: mantêm-se 18 WorldTeams, 18 ProTeams e 15 femininas
A UCI divulgou a lista das equipas profissionais que solicitaram inscrições para a temporada de 2024, mantendo-se as 18 masculinas de 2023 do World Tour, as 15 equipas femininas de 2023 que solicitaram as vagas disponíveis e 18 Continentais Profissionais (ProTeams). A informação da UCI confirma que Jumbo-Visma e Soudal-Quick Step, pretendem continuar com blocos separados, após as negociações para formar uma mega equipa as quais terminaram em meados deste mês.
A Jumbo-Visma está inscrita na UCI como “Blanco Pro Cycling”, sendo o nome da empresa que faz a gestão do bloco neerlandês, prevendo-se como A BOLA já adiantou, que Visma e Lease a Bike sejam nomeadas como patrocinadoras principais.
Todas as outras equipas parecem destinadas a continuar com o status de World Tour 2023, com Arkéa a juntar-se à B&B Hotels como segundo patrocinador, enquanto a Intermarché-Wanty perdeu a casa de apostas belga “Circus” como principal patrocinador, que obriga a algumas mudanças dentro da formação belga.
Várias alterações são esperadas na Women´s World Tour em 2024. EF Education-TIBCO-SVB está ao que tudo indica em vias de extinção, Jayco Alula e Liv-TeqFind fundiram-se numa só equipa com o nome de Jayco-Alula, situação que abriu novas vagas para algumas equipas. AG-Soudal Quick Step, Ceratizit WNT Pro Cycling e Laboral Kutxa -Fundación Euskadi, são as três formações que tentam subir ao nível Continental.
Em termos de classificação, Ceratizit-WNT foi entre as três a que obteve melhor desempenho, finalizando a temporada no 11.º lugar no ranking UCI das equipas, com a AG Insurance em 13.º lugar e a equipa basca na 25.ª posição. Das três que foram inscritas e segundo o comunicado de imprensa, foram atribuidos nomes diferentes na UCI, Jumbo-Visma, muda para Blanco Pro Cycling Women, Israel Premier Tech Roland como Roland e Uno-X mantém-se como Uno-X.
Da lista das equipas Continentais Profissionais (ProTeams) ainda constam os americanos da Human Powered Health e dos neozelandeses da Bolton Equities Black Spoke, que embora não tenham conseguido patrocinadores, podem no entanto ser readmitidas no caso de apresentarem o caderno de encargos aprovado até segunda-feira. A TDT-Unibet foi adicionada à lista em virtude de se encontrar à procura de novos patrocinadores, se o conseguir passará de Continental a Continental Profissional (ProTeams) .
Ainda existem outros blocos que podem solicitar antes do prazo final o estatuto de ProTeams para 2024, mas enfrentam uma corrida contra o tempo e custos extras. As equipas Continentais são inscritas nas federações nacionais e seguem um processo simplificado como é o caso das portuguesas nas quais se mantêm as nove da última temporada; ABTF Betão-Feirense; A P Hotels & Resorts-Tavira-Farense; Aviludo-Louletano-Loulé Concelho; Credibom-LA Alumínios-Marcos Car; Efapel Cycling; Kelly-Simoldes-UDO; Rádio Popular-Paredes-Boavista; Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.
A divulgação da lista por parte da UCI é importante para os corredores que têm contrato com as formações já confirmadas. De acordo com as regras da UCI, os ciclistas podem rescindir prematuramente os seus contratos e assinar com outras equipas. Admite-se que várias WorldTeams e ProTeams concluam acordos com corredores e anunciem algumas contratações de última hora à medida que completam os seus quadros competitivos.
Os pedidos de licença das equipas incluem informações de patrocínio, orçamentos, garantias bancárias, contratos de corredores e estrutura de pessoal. Todos eles são estudados detalhadamente pela Comissão de Licenças da UCI e pelo auditor externo PwC para verificar se respeitam os critérios desportivos, administrativos, éticos, financeiros, organizacionais e os regulamentos da UCI.
No dia 12 de dezembro, a UCI emitirá um comunicado de imprensa sobre as decisões tomadas pela Comissão de Licenças que será enviado às equipas. Devido aos pontos conquistados em 2023, Lotto-Dstny e Israel Premier Tech, receberão automaticamente convites para todas as corridas do World Tour. As outras ProTeams incluindo a TotalEnergies, Tudor Pro Cycling e Q36,5, terão que solicitar aos organizadores de corrida as duas ou três vagas nas três grandes voltas e outros convites para corridas.
WORLDTEAMS -18
AG2R-Citroen (Fra)
Alpecin-Deceuninck (Bel)
Arkéa-B & B Hotels (Fra)
Astana Qazaqstan (Kaz)
Barhain-Victorious (Brn)
Bora-Hansgrohe (Ale)
Cofidis (Fra)
EF Education-EasyPost (Usa)
Groupama-FDJ (Fra)
Ineos-Grenadiers (Gbr)
Intermarché-Circus-Wanty (Bel)
Jumbo-Visma (Hol)
Lidl-Trek (Usa)
Movistar (Esp)
Soudal-Quick Step (Bel
Team Dsm-Firmenich(Ned)
Team Jayco-Alula (Aus)
UAE-Team Emirates (Uae)
Lotto Dnsty (Bel)
Israel Premier Tech (Isr)
Team TDT-Unibet (Fra)
TotalEnergies (Fra)
Uno-X (Nor)
PROTEAMS - 18
Bingoal WB (Bel)
Bolton Equities Black Spoke (Aust)
Burgos-BH (Esp)
Caja Rural-Seguros RGA (Esp)
Eolo-Kometa (Ita)
Euskaltel-Euskadi (Esp)
Green Project-Bardiani CSF-Faizané (Ita)
Human Powered Health (Usa)
Israel Premier Tech (Isr)
Lotto Dstny (Bel)
Q36,5 Pro Cycling (Sui)
Corratec-Selle Itália (Ita)
Team Flandres-Baloise (Bel)
Team Novo Nordisk (Usa)
TotalEnergies (Fra)
Team Cycling Tudor (Sui)
Team Cycling UNO-X (Nor)
WOMEN’S TEAMS - 15
Canyon-Sram Racing (Bel)
EF Education-TIBCO-SVB (Usa)
FDJ-SUEZ (Fra)
Fenix-Deceuninck (Bel)
Human Powered Health (Usa)
Israel Premier Tech Roland (Sui)
Lidl-Treck (Usa)
Liv Racing TeqFind (Ned)
Movistar Team (Esp)
Team dsm-firmenich (Ned)
Team Jayco-Alula (Aus)
Team Jumbo-Visma (Ned)
Team SD Worx (Ned)
UAE Team ADQ (EAU)
UNO-X Pro Cycling (Nor)