Ciclismo Pelotão à prova nas Beiras e Serra da Estrela
Durante três dias o pelotão percorre estradas das Beiras, com uma incursão no ultimo dia pela Serra da Estrela, que inclui a passagem pelas Penhas da Saúde, Alto da Torre, Penhas Douradas e Guarda.
A 5.ª edição do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, da categoria 2.2 do calendário da UCI, estará na estrada entre os dias 26 e 28 com quatro etapas, nas quais se destaca o contrarrelógio por equipas no primeiro dia entre Seia e Gouveia na distância de 15,8 km, que marcará as primeiras diferenças entre os candidatos à geral.
Na parte da tarde a ligação entre Fornos de Algodres e Figueira de Castelo Rodrigo com a extensão de 123,5 km com duas contagens de montanha de 3.ª cat., tem nas bonificações os motivos de maior interesse, num percurso ondulado direcionado aos velocistas. Situação semelhante acontece na 3.ª etapa entre Penamacor e Pinhel na distância de 176,8 km, num percurso que não apresenta dificuldades orográficas.
A última etapa serve de teste para a Volta a Portugal, tem partida do Fundão e final na Guarda, o pelotão sobe à Serra da Estrela pela Covilhã, em direção às Penhas da Saúde, Alto da Torre (1.ª cat.), Penhas Douradas (2.ª cat.), antes de entrar na Guarda a contagem de montanha de 3.ª cat. a 8 km da meta poderá ser importante, numa tirada decisiva para a classificação geral. De notar a ausência de Kelly-Simoldes-UDO por ter vários ciclistas em exames escolares.
«Quando elaborámos o plano de competição, ficou decidido que não poderíamos participar no Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela. Com a devida antecedência, demos conhecimento à organização da impossibilidade de estarmos presentes em virtude de alguns dos nossos ciclistas se encontrarem em época de exames, a que se junta a ausência de Adrian Bustamante, que viajou pelo período de um mês para a Colômbia. O cancelamento do Grande Prémio da Beira Baixa e da Volta a Albergaria alterou um pouco o nosso plano de trabalho. Contamos estar presentes na Volta a Portugal do Futuro com uma equipa com 3 ciclistas», explicou Manuel Correia, diretor desportivo da equipa.
O pelotão é composto por 17 equipas; ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Radio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a qua e juntam as espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA e Electro Hiper Europa, os angolanos da Bai-Sicasal-Petro de Luanda, XSpeed United do Canadá e os filipinos da NSJBI-Victoria e as de clube, Portos-Windmob, Óbidos Cycling e S.M. Feira-Segmento d’Época.
Glassdrive-Q8-Anicolor, Efapel, Burgos-BH e Caja Rural-Seguros RGA, apresentam-se com fortes candidatos a discutirem os primeiros lugares, Frederico Figueiredo, Maurício Moreira, António Carvalho, Antonio Angulo, Henrique Casimiro, Francisco Guerreiro, Vicente de Mateos, Délio Fernandez, Antonio Fagundez, António Angulo, José Faura e Abel Balderstone, são nomes a ter em conta para a classificação geral.
Entre os sprinters para duas chegadas planas em Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, destaca-se Iuri Leitão a correr na equipas espanhola da Caja Rural que vai medir forças com Tomás Contte, César Martingil, Santiago Mesa, Rodrigo Caixas, Diogo Narciso e Rafael Silva.
Os filipinos da NSJBI dirigidos por Micael Isidoro, contam com a presença dos portugueses André Cardoso, José Mendes, Pedro Paulinho e Márcio Barbosa, a Bai-Sicasal-Petro de Luanda apresenta três angolanos, três espanhóis e um britânico, Lucas Lopes corre pela Electro Hiper Europa e Bernardo Gonçalves pela XSpeed United do Canadá.
ETAPAS
1.ª Etapa Seia – Gouveia (CRE) 15,8 km
2.ª Etapa Fornos de Algodres – Figueira C. Rodrigo 123,5 km
3.ª Etapa Penamacor – Pinhel 176,8 km
4.ª Etapa Fundão - Guarda 183,7 km
Total 499,8 km
Ordem de saída do contrarrelógio por equipas
10,00 h Portos Windmob (Por)
10,05 h Óbidos Cycling Team (Por)
10,10 h Santa Maria da Feira-Segmento d’Época-Reol (Por)
10,15 h SJBI Victoria (Phi)
10,20 h XSpeed United (Nzl)
10,25 h Bai-Sicasal-Petro de Luanda (Ang)
10,30 h Credibom-LA Alumínios-Marcos Car (Por)
10,35 h Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (Por)
10,40 h Radio Popular-Paredes-Boavista (Por)
10,45 h ABTF Betão-Feirense (Por)
10,50 h Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (Por)
10,55 h Electro Hiper Europa (Esp)
11,00 h Efapel Cycling (Por)
11,05 h Glassdrive-Q8-Anicolor (Por)
11,10 h Burgos-BH (Esp)
11,15 h Caja Rural-Seguros-RGA (Esp)