Judo Patrícia Sampaio conquista bronze no Grand Slam de Telavive
Patrícia Sampaio garantiu este sábado uma medalha de bronze em -78 kg no Grand Slam de Telavive. A portuguesa bateu a israelita Inbar Lanir por ippon ao cabo de 19 segundos de combate e garantiu assim a primeira medalha para Portugal neste Grand Slam.
Patrícia Sampaio, que recentemente venceu o Grand Prix de Portugal, perdera nos quartos de final frente à japonesa Mami Umeki, eliminando depois a polaca Beata Pacut na repescagem.
Hoje combatem ainda Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).
Na sexta-feira, João Fernando foi quinto classificado na categoria de -81 kg, após ter estado em condições de conquistar a medalha de bronze. O judoca do Sporting, que melhorou o sétimo lugar alcançado no Grand Slam de Paris, este mês, disputou cinco combates na competição israelita, vencendo três e perdendo dois: estes, nos quartos de final com o israelita Sagi Muki, que ganharia a medalha de ouro, e na disputa pelo bronze, com o canadiano Gauthier-Drapeau (13.º do ranking mundo), que já derrotara o português em Paris.
João Fernando (46.º do ranking mundial) impôs-se ao brasileiro Guilherme Schimidt (4.º), ao alemão Tim Gramkow (27.º) e ao azeri Zelim Tckaev (21.º) e sai de Telavive com mais 360 pontos para o apuramento para os Jogos de Paris 2024 (cortados a metade nesta fase).
Um cenário que permite a João Fernando distanciar-se na luta pelo apuramento para os Jogos de Paris2024 com o compatriota Anri Egutidze, que também compete em -81 kg, uma vez que apenas um judoca da igual categoria por país poderá aceder aos Jogos. Egutidze perdeu logo no combate de estreia em Telavive, no ponto de ouro, com o dominicano Medickson Cortoreal.