Surf Mundial: Portugueses fazem o pleno na ronda 1
Teresa Bonvalot, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro apuram-se para a ronda 2 do Mundial de Surf (ISA World Surfing Games), competição que apura 8 vagas, quatro masculinas e outras tantas femininas, aos surfistas de África, Ásia, Europa e Oceânia, das 44 disponíveis para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os três portugueses a entrar em prova no primeiro dia, dos seis selecionados, conseguiram, assim, um registo 100% vitorioso nas ondas de El Sunzal e La Bocana, em El Salvador.
“Foi um bom início de campeonato, com apenas três atletas na água, mas a cumprirem o objetivo de continuar no percurso de qualificação”, analisou o selecionador, David Raimundo, citado pela Federação Portuguesa de Surf. «Os primeiros dias nestes campeonatos são normalmente muito longos, mas tivemos a felicidade de ter os heats logo de manhã, o que nos dá a oportunidade de regressar cedo ao hotel, iniciar o processo de recuperação e descansar bem», esclareceu.
Hoje, Guilherme Fonseca, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins estreiam-se na competição que decorre até dia 7 de junho. Guilherme Fonseca competirá na primeira ronda, diante Francisco Bellorin (Venezuela) e Dean Vandewalle (Bélgica), na bateria 28, Kika Veselko enfrenta Candelaria Resano (Nicarágua) e Maia Monaghan (Irlanda) e, por fim, Yolanda encerrará a primeira ronda da competição feminina juntamente com Paige Hareb (Nova Zelândia) e Una Britton (Irlanda).
Na segunda ronda, Guilherme Ribeiro dá o pontapé de saída do quadro masculino ao defrontar o israelita Ido Arkin, o britânico Stanley Norman e Jonah Jarrard, Samoa Americana. Kikas entra no heat número 4 ao lado de Luke Dillon, da Grâ-Bretanha, Sebastian Olarte (Uruguai) e Liam Wilson (Samoa Americana). Por fim, 'Teresinha' mede forças com Estela Lopez (Chile) e duas 'velhas conhecidas' das provas da Liga Mundial de Surf (WSL), Garazi Sanchez-Ortun (Espanha) e Rachel Presti (Alemanha).